Ariel U. E. Porto Estevam

Graduando em Contabilidade pela UNASP – Hortolândia, Graduado em Administração de empresas pela Universidade Salesiana de Campinas – UNISAL (2008). Possui vasta experiência na área fiscal atuando a mais de 10 anos na área, grande conhecimento na legislação dos tributos federais, do ICMS, do ISSQN e bem como as retenções atribuídas a cada um dos tributos. Conhecimento das declarações como a GIA, a DIPJ, o DACON, a DCTF, a DIRF, a PERDCOMP, a DASN e as declarações municipais. Atualmente é sócio proprietário de um escritório contábil na cidade de Hortolândia.
É professor do IBDEC desde de 2013, na área de fiscal.

Carla Fabiane Ávila César

Psicóloga formada pela PUCRS e pós-graduada em Gestão de Capital Humano, atuando em RH há mais de 16 anos em empresas multinacionais e de grande porte, além de professora universitária. Atualmente é Consultora de RH, Gestora de Negócios e Sócia em uma consultoria de RH.
É professora do IBDEC desde 2015, na área de Recursos Humanos.

Daniel Silva Nunes

Bacharel em Direito pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas ISCA Faculdades de Limeira, é também graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Interativa COC.  Formando em Técnico contábil pelo EEPSG MELLO MORAES mais de 20 anos. Possui pós-graduação em Direito Tributário e em Direito Previdenciário pelo Instituto Luiz Flavio Gomes, e pós-graduação em Direito do Trabalho e Processual Trabalhista pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Além disso, também é pós-graduado em Ciências Penais pela Instituição Luis Flávio Gomes  LFG. Atuou como docente do Estado no Colégio Técnico ETEC Paula Souza e outras escolas, em cursos de Gestão Empresarial e Direito Tributário, Contabilidade e Sistema Financeiro, além de ministrar aulas em cursos para Concursos Públicos. Atualmente é sócio proprietário de um escritório contábil na cidade de Piracicaba.
É professor do IBDEC desde de 2008, nas áreas Contábil e Controladoria, Fiscal, Direito Tributário e Departamento Pessoal.

Giancarlo Ciola

Economista, especialista em Gestão e Estratégia de Empresas pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência como executivo em diferentes setores, de Educação à Gestão da Inovação. Apaixonado por Educação, é fundador do IBDEC e atualmente ocupa a posição de Diretor Não-Executivo, membro do Conselho de Administração. É responsável pelo estabelecimento das políticas e diretrizes de negócio, incluindo estratégia de longo prazo, controle e acompanhamento do desempenho da empresa.

IBDEC

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) oferece cursos na área de gestão empresarial e também consultoria para empresas dos mais variados segmentos.

Ivan Gilio

Possui graduação em Administração pela Universidade de Mogi das Cruzes. É especialista em Gestão de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho.Tem experiência de mais de 35 anos em Gestão de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, tendo passado por diversas empresas no Estado de São Paulo.Atualmente oferece Orientações Trabalhistas à empregados e empregadores e faz Cálculos Trabalhistas no Procon de Indaiatuba, em um Departamento ligado à Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura Municipal de Indaiatuba.
É professor do IBDEC desde de 2006, na área de Departamento Pessoal.

João Clemente Neto

MBA em Finanças Empresariais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Graduado em Ciências Econômicas pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Tem carreira profissional de mais de 35 anos no mercado financeiro, em bancos, financeiras e corretoras de valores; atuando em áreas como tesouraria, fundos de investimentos, financiamentos, corretoras e clientes, entre outros. É especialista em Investimentos, Mercado de Futuros, Derivativos e Operações de Hedge.
Professor a mais de 10 anos nas áreas de controladoria, finanças, mercado de capitais, derivativos, matemática financeira, etc, atuando em universidade (UNIBAN) e também em cursos de qualificação como ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias) e IBDEC (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa).
É professor do IBDEC desde 2010, nas áreas de Controladoria e Finanças.

Luciana Pilon

Graduada em Administração de Empresas, tem Pós-Graduação em Finanças e Controladoria e MBA em Gestão de Marketing. Vasta experiência na área Financeira escolar e em empresa Multinacional. Atua no IBDEC desde 2008, tendo ocupado posições nas áreas de secretaria, financeira e comercial, atualmente é responsável pela gestão e estratégia da empresa.

Luis Augusto Carlim

Bacharel em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998). Foi responsável pela área de Gente e Qualidade da filial da AmBev em Piracicaba, Gerente da Qualidade do consórcio SCTel em Florianópolis. É Consultor,Auditor Líder da Qualidade (ISO-9000) e Advogado militante na Comarca de Piracicaba/SP. Atuou como docente no Centro Estadual de Ensino Tecnológico Paula Souza e Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba, no segmento do Direito do Trabalho.
É professor do IBDEC desde de 2006, na área de Departamento Pessoal.

Melissa Cristina Ponciano

Possui MBA em Gestão Financeira e Controladoria pela faculdade Metrocamp, Pós Graduada em Administração Hoteleira, e Bacharel em Administração de Empresas. Módulo Internacional – Gestão Européia. Como experiência organizacional compõe seu currículo atuando como Supervisora Financeira, e Gestora de equipe de vendas e de Recursos Humanos. Docente do IBDEC desde 2014.