Você já se deparou com algum líder inadequado ou despreparado? Com certeza a resposta é afirmativa e recheada de detalhes catastróficos.
Mas para entender um pouco sobre liderança, é necessário pensar em seu conceito, segundo o wikipedia: “A condução de um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados, é chamada de liderança. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização”. Refletindo sobre esse conceito, entende-se que a liderança está intimamente ligada a geração de resultados, à equipe motivada e à forma ética de agir, correto?
Não, esse não é um cenário de liderança que muitas vezes encontramos nas empresas.
Mas por que nos deparamos com líderes que não preenchem os quesitos citados acima? Pela simples falta de preparo. Os líderes acabam surgindo com a necessidade da empresa e muitas vezes não possuem tempo suficiente para se qualificarem ou simplesmente não o querem fazer. Não possuem técnicas de persuasão e muito menos técnicas de liderança. O líder deve inspirar, provocar reações positivas em sua equipe e assumir a necessidade do constante aprendizado.
Para John C. Maxwell, “o motivo de ser líder é a valorização das pessoas”, o que em sua grande maioria não acontece. Além disso precisa ter autoestima elevada, desenvolver a capacidade crítica de sua equipe e liderar seus conflitos pessoais e de seu time de forma assertiva (sabem dizer sim ou não quando preciso).
Segundo o artigo publicado na revista Exame (abril 2018), são 4 os comportamentos dos líderes bem sucedidos:
1 Resolvem problemas de forma eficaz: antes da tomada de decisão, os problemas são resolvidos após consideradas e analisadas todas as informações.
2 Operam com uma forte orientação para resultados: visam alcançar os resultados estabelecendo objetivos, enfatizando assim a eficiência e produtividade.
3 Buscam perspectivas diferentes: incentivam seus liderados a contribuir com ideias e monitoram tendências capazes de afetar a organização. Geralmente evitam preconceitos e baseiam suas decisões em análise sólida.
4 Apoiam os outros: são empáticos e sinceros, estabelecendo um nível de confiança com sua equipe. Além disso trabalham para impedir que a energia dos colaboradores se dissipe em conflitos internos.
Seja um líder capacitado, motivado, resiliente e assertivo. Isso evitará surpresas e decepções advindas de sua equipe.
Lembre-se: todo resultado é consequência de um processo!
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lideran%C3%A7a
https://exame.abril.com.br/carreira/4-comportamentos-tipicos-de-lideres-bem-sucedidos/
Texto escrito por: Melissa Cristina Ponciano