O curriculum vitae (também chamado de currículo ou CV) é um documento que agrupa informações pessoais de um profissional junto a sua formação acadêmica e sua trajetória no mercado de trabalho, visando demonstrar suas qualificações, competências e habilidades. De uma forma mais direta, o currículo descreve quem você é e quais qualidades e experiências profissionais você possui. Um bom curriculum, bem apresentável e redigido, pode não garantir um emprego, mas é sem sombra de dúvidas, um passo importantíssimo para alcançá-lo. Grande parte das pessoas tem dúvidas em como criar seu curriculum, principalmente àquelas que estão entrando agora no mercado de trabalho. Manter a objetividade e falar a verdade a respeito de suas experiências e carreira profissional são pontos positivos na busca profissional. Máximo de duas páginas com todas as informações necessárias para o cargo. Não há necessidade de falar de suas qualidades pessoais, dizer que é dinâmico, tem bom relacionamento interpessoal. Essas características serão avaliadas durante o processo seletivo.
 
1) Cabeçalho ou Topo: no topo do curriculum devem aparecer as informações pessoais: nome completo, estado civil, idade, endereço completo e, principalmente, seus dados de contato. Acreditem, muitas pessoas esquecem de colocar seu telefone e e-mail atualizados. São selecionadas e perdem assim a oportunidade de uma entrevista. Número da carteira de identidade, CPF, Documento Militar e outros documentos ficam de fora.
2) Objetivo: o segundo tópico do seu curriculum vitae descreve a que vaga ou oportunidade o candidato tem interesse em concorrer.
3) Formação: descreve-se nesta sessão a formação acadêmica e cursos realizados. Deve estar incluso apenas dados relevantes mais atuais. Nenhum profissional de seleção deseja saber onde o candidato cursou seu pré-primário.
4) Qualificações e Atividades Profissionais: aproveita-se este trecho do currículo para informar suas qualificações e potencialidades. Devem ser listados suas experiências, conhecimentos e potenciais atividades a serem desempenhadas.
5) Experiência Profissional: nesta seção devem-se listar as experiências profissionais mais importantes. A maneira mais utilizada é listá-las em ordem inversa, ou seja, as mais recentes primeiro. Informar o período em que esteve empregado, o nome da empresa, o cargo exercido, as principais atividades e possíveis resultados destacáveis obtidos.
6) Informações Adicionais: utiliza-se esta sessão opcionalmente para informar quaisquer outros dados que julgue significativos para a vaga.
 
Texto adaptado da apostila do curso de Noções de Recrutamento e Seleção -IBDEC