O marketing pessoal é uma ferramenta utilizada para vender sua imagem e influenciar a forma como as pessoas lhe veem, ou seja, é ressaltar suas melhores qualidades de forma confiante.
É importante lembrar que o marketing pessoal e profissional estão relacionados, sendo assim, mostrar no contexto laboral características como bom senso, responsabilidade, capacidade de liderança, maturidade, otimismo, empatia, ética, integridade, persistência, paciência dentre outras caraterísticas positivas é uma forma de contribuir positivamente para sua imagem.
Porém, da mesma forma que você pode crescer, erros podem colocar tudo a perder. Por isso, defina quais são seus objetivos e escolha as estratégias coerentes com ele.
Abaixo algumas dicas que podem ajudar a melhorar e promover seu Marketing Pessoal:
• Capacidade de comunicação: não significa falar muito, mas falar o suficiente para que os outros entendam o que você está dizendo. Em muitas ocasiões, o processo de comunicação tem dois sentidos, e por isso também é muito importante saber ouvir;
• Postura profissional adequada: saber ter postura de acordo com o ambiente que se encontra. Utilizar linguagem formal quando a comunicação acontece com pessoas de nível hierárquico mais alto e ter a sabedoria da informalidade sem perder a classe;
• Cuidados com a aparência: adaptar a forma de se vestir de acordo com o contexto em que está inserido. Errar na vestimenta pode causar uma impressão de alguém despreparado ou querendo se promover em sua “alto imagem”. É importante ressaltar que o Marketing Pessoal dentro de um contexto não usa de artimanhas baratas para sua promoção, do tipo: vestimenta formal em ambiente informal para causar uma boa impressão;
• Criatividade e inovação: ser criativo, proativo, visão ampla do ambiente organizacional e ser resiliente são primordiais para uma projeção profissional e pessoal eficazes.
• Foco: definir estratégias de onde e como estou para onde e como estarei são essenciais para você trilhar o caminho e chegar em algum lugar.
Essas são somente algumas dicas das inúmeras que podem ser consideradas. O importante nisso tudo, é que você se aceite e seja seguro para se promover. Estude muito, esteja em ambientes sadios, procure leituras que lhe informem e lhe agradem, não somente tragédias. Quando uma informação trágica vier ao seu encontro, pense: eu posso fazer alguma coisa em relação à isso? Se não puder a informação não lhe é útil. Descarte-a!
Seja você o maestro da sua vida e Boa Sorte!
Fontes:
https://www.significados.com.br/marketing-pessoal 
https://marketingdeconteudo.com/qual-a-importancia-do-marketing-pessoal
Texto escrito por: Melissa Cristina Ponciano