Mindset – a nova psicologia do sucesso!

Mindset é a forma como a sua mente está condicionada para responder a determinados estímulos, ou seja, o conjunto de crenças ou modelo mental. Carol Dweck professora de Stanford pesquisou e realizou experimentos para entender como esses modelos mentais poderiam influenciar no sucesso de uma pessoa. Em uma de suas experiências, com um grupo de crianças propôs um jogo muito difícil. Enquanto as crianças identificaram que o jogo era complexo uma delas adotou outra postura, se manifestou dizendo que adorava desafios. Manteve-se estimulada apesar da dificuldade. No decorrer no jogo, onde sua dificuldade aumentava as crianças foram desistindo para que não parecessem fracassadas. Mas a criança que se pronunciara no início manteve-se motivada não se importando com o resultado final, mas sim focada e objetivada.

Segundo a pesquisadora existem dois tipos de mindsets, porém somente um nos leva ao sucesso. O primeiro Mindset é o chamado fixo. Pessoas com Mindset fixo acreditam que nasceram com uma cota de inteligência e habilidades que não irão mudar. São dotados de pré julgamentos e tendem mais a se concentrar nas críticas e se ausentarem das responsabilidades quando em ambientes corporativos. Se protegem e se escondem de desafios que podem revelar suas incapacidades. Limitam suas opções, selecionando a dedo as pessoas que vão se relacionar.

O segundo chamado de Mindset de crescimento, é na realidade o posto do Mindset fixo. Essas pessoas acreditam que sua inteligência e habilidades melhoram cada vez mais, e que o caminho depende do seu esforço. Denomina-me de forma geral “aprendizes”. Focam no crescimento e em seu potencial de evoluir. Estão em constante busca de desafios e novas oportunidades.

Mas o melhor de tudo é que você é a única pessoa que pode mudar seu Mindset. Lembre-se que como um bebê você não tinha crenças pré definidas e que a habilidade de andar por exemplo só aconteceu porque não se tinha crenças sobre o ato, e os inúmeros fracassos não lhe fizeram desistir. Fazendo uma analogia a vida adulta, deixamos de dar vários passos por crenças já existentes e o medo do fracasso.

Michael Jordan relata que errou mais de 9000 arremessos eu sua carreira, perdeu uns 300 jogos, 26 vezes confiram nele para dar o arremesso da vitória e ele falhou. Diz que errou, perdeu e fracassou diversas vezes na vida, por isso venceu. Não nasceu o melhor, simplesmente foi se superando através de seus erros e sua persistência. Esse é um padrão observado na mentalidade de crescimento, ou no Mindset de sucesso!

É preciso ter coragem e foco, além de uma consciência da aprendizagem contínua.  Então só basta você configurar seu Mindset para ser um vencedor, e se deliciar com os resultados!

 

Escrito por Melissa Cristina Ponciano.