O momento da entrevista é sempre um momento de expectativa e muito nervosismo. Ser avaliado principalmente por alguém que não se sabe nada a respeito é no mínimo intrigante e muitas vezes pode fazer com que o candidato não consiga se “vender” da forma correta.
É importante ter em mente que essa é a sua hora. Seja você em sua essência! Faça uma pré análise de suas qualificações profissionais e pessoais e sinta-se seguro.
Não esqueça que em muitas organizações até nos arredores da empresa tem “olheiros”. Uma multinacional localizada perto de uma rodovia, tem a prática de manter pessoas para verificar se os candidatos atravessam pela passarela. Para todos aqueles que não utilizam a passarela, o entrevistador recebe as características físicas e de vestimenta. Esse candidato é considerado como alguém que burla regras e se coloca em risco, podendo ser um futuro candidato problema.
Lembre-se que a empresa avalia o candidato não só no momento da entrevista. Pontualidade, forma como se comporta enquanto espera, contato via telefone ou por redes sociais são sempre quesitos de avaliação.
Em nenhuma situação minta. Os profissionais que ali estão sabem exatamente o momento que isso acontece. Caso não saiba sobre algum assunto, não tente enrolar ou desconversar, assuma que não domina o assunto, mas que inclusive agora se sente motivado para buscar conhecimento a respeito.
Pesquise sobre a empresa e o cargo almejado. Escolha uma roupa discreta, elegante e confortável. Caso o deslocamento até a entrevista lhe faça suar, procure por um toilette e se recomponha antes do grande momento.

E no momento da entrevista respire e acredite que a oportunidade chega para quem está preparado!

 
Escrito por Melissa Cristina Ponciano