Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo (Henry Ford).
Impossível não sentir o poder dessa frase! A sua autonomia! Exatamente a mesma autonomia que cada ser humano possui em relação a sua existência.
Existência que muitas vezes está focada em apontar, destruir, comparar ou culpar! Validamos o “outro” e esquecemos do “nós”.
O sentido existencial das pessoas e a dimensão espiritual da existência foi estudado por Viktor Frankl, psiquiatra judeu, preso em um campo de extermínio durante a Segunda Guerra Mundial. Em sua experiência como prisioneiro tomou consciência do que mais tarde chamou de “a última das liberdades humanas”, uma liberdade que ninguém conseguiria tirar dele. Os soldados nazistas podiam controlar completamente o ambiente onde ele estava, podiam fazer o que quisessem com seu corpo, e escolher como morreria. Porém ele tinha a autoconsciência. Ele podia ser espectador do seu próprio destino, decidindo dentro de sim como aquilo iria afetá-lo. Para ele, liberdade é definida como o espaço da vida de alguém dentro dos limites das possibilidades dadas. Ou seja: mesmo que não se possa mudar as circunstâncias (como estar em um campo de concentração, por exemplo), ainda assim, somos capazes de decidir como reagiremos, como seguiremos em frente, diante dessas circunstâncias. Frankl relata que em sua experiência no campo de concentração encontrou um rapaz prestes a se matar, pois não suportava mais aquela condição. Ele perguntou se o rapaz não tinha nada para poder continuar vivendo. Conforme dialogaram, o rapaz confidenciou ele era professor de geografia, e que havia iniciado um projeto de escrever uma coletânea, e que gostaria muito de conclui-lo. E foi através desse objetivo que o incentivou a continuar vivo, a prosseguir.
Refletir sobre a liberdade humana é tomar para si a responsabilidade de sua existência e seu desfecho!
Reveja seu melhor objetivo e desafie-se a dar um novo sentido em sua vida!
Fonte: http://mundodapsi.com/psico-viktor-frankl/
Escrito por Melissa Cristina Ponciano