Remuneração Estratégica

Com o novo cenário econômico as empresas estão precisando criar estratégias para reter seus colaboradores. Num período não muito longe, trocar de emprego significava “sujar a carteira” e essa mudança tinha que ser pensada e repensada inúmeras vezes.

Atualmente esse panorama tem sido diferente, tanto empresa como colaborador precisam ser atraentes um para o outro. O colaborador por sua vez precisa reciclar seus conhecimentos a todo momento além de não mais desempenhar uma única função, ele precisa ser expert em várias funções. Por outro lado, a empresa precisa traçar um plano que seja estimulante a esse profissional e que assim possa engajá-lo.

A remuneração estratégica pode ser uma forma de cativar esse profissional diferenciado.

Mas afinal como montar essa forma de remuneração?

Sua composição pode ser um salário fixo acrescido de uma remuneração atrelada a algum tipo de resultado ou desempenho. Esse resultado até então era visto claramente numa equipe de vendas por exemplo. Mas nos dias de hoje pode estar atrelado a diversas áreas da organização não ficando restrito somente a área comercial. Para esse tipo de administração é necessário ter um modelo transparente de análise de desempenho de colaboradores que ocorrerá através de indicadores.

O assunto ganha força legal com a Reforma Trabalhista dispensando qualquer forma de homologação ou registro em órgão público, desde que a empresa possua pessoal organizado em quadro de carreira ou adotar, por meio de norma interna da empresa ou de negociação coletiva, plano de cargos e salários. Ainda segundo o Artigo 461 “as promoções poderão ser feitas por merecimento e por antiguidade, ou por apenas um destes critérios, dentro de cada categoria profissional”.

Como em qualquer modelo de gestão é possível apontar vantagens e desvantagens e ambas devem ser consideras.  A empresa precisa ter maturidade, uma política salarial sólida e uma cultura organizacional que estimule o trabalho em equipe. Sob a condição de minuciosamente planejada e implantada a Remuneração Estratégica pode ser utilizada como um agente motivacional resultando em excelentes resultados para empregado e empregador.

Escrito por Melissa Cristina Ponciano

Quer entender mais sobre Remuneração Estratégica?
Então venha participar da nossa palestra gratuita sobre o tema!!!

PALESTRA GRATUITA: Remuneração estratégica – do planejamento à implantação

Dia27 de Outubro/18

Horário09h00 da manhã, duração de 2 horas

Local: Sindivarejista de Campinas e Região
Rua General Osório, 883 – 5º Andar – Centro, Campinas – SP
Investimento: Gratuito
Para se inscrever acesse: https://goo.gl/yfSWVJ

Parceria IBDEC e SindiVarejista de Campinas