A sinergia é a essência da liderança baseada em princípios, derivada do grego que significa: cooperação. Ela catalisa, unifica e libera os poderes existentes dentro das pessoas. Todos os hábitos que abordamos nos preparam para criar o milagre da sinergia. Em uma definição simples, significa que o todo é maior do que a soma das partes, ou seja, a relação estabelecida entre as partes é, por si, também uma parte mais forte.
    Na natureza, a sinergia está em toda parte. Se colocarmos duas plantas lado a lado, as raízes se misturam e melhoram a qualidade do solo, de modo que as duas plantas crescem melhor do que se estivessem separas. Duas peças de madeira juntas, suportam muito mais do que o peso suportado individualmente. Um mais um é igual a três ou mais. A sinergia é quase um acordo coletivo de um grupo para deixar de lado os antigos roteiros e escrever um novo. A essência da sinergia é valorizar as diferenças, investindo nos pontos fortes e compensando as fraquezas.
    Muitas pessoas jamais experimentarão a sinergia, mesmo em grau moderado, seja na vida familiar, seja em outras interações. Elas foram treinadas e educadas dentro da comunicação defensiva e protetora, para crer que a vida e os outros não são dignos de confiança.
    Para criar sinergia é preciso ser empático sem julgamento, e entrar em sintonia. Criando as duas competências criará um conjunto em prol de um mesmo objetivo.


Vale a pena pensar a respeito!

 
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=KmF87-uRnFk
https://www.youtube.com/watch?v=52WNlxfsOV8
 
Escrito por Melissa Cristina Ponciano