Em tempos de mudanças constantes, nós o capital humano das organizações precisamos investir mais em treinamento para aperfeiçoamento e não somente esperar que a empresa o faça. 
Mas antes de pensar em aperfeiçoamento profissional analisemos em que momento acontecem o desenvolvimento nas empresas.
Imagine um restaurante onde ocorre o treinamento para garçom. Essa atividade é focada para o cargo e para ser desempenhado no momento atual. Segundo Boog (2001, p. 78) o treinamento começa como uma resposta a uma necessidade ou a uma oportunidade em um ambiente organizacional e seus resultados geralmente são satisfatórios e obtidos a curto prazo, justificando a sua grande aceitação por parte das empresas e dos colaboradores. Assim o garçom treinado consegue desenvolver imediatamente seu papel. Porém surge uma vaga de maitre (uma espécie de chefe dos garçons). Para que essa pessoa consiga preencher os requisitos da nova vaga, será necessário ser desenvolvido. Esse desenvolvimento está ligado ao processo de crescimento do indivíduo e visa intimamente explorar seu potencial, formando um processo de aprimoramento profissional contínuo. Portanto, o desenvolvimento tem a característica de um retorno a médio e longo prazo.
Assim enquanto o TREINAMENTO tem como objetivo impulsionar a eficiência, aumentar a produtividade, elevar os níveis de qualidade, promover a segurança no trabalho e evitar a necessidade de refazer as atividades, o DESENVOLVIMENTO está relacionado ao aprimoramento e acúmulo de conhecimento e informações além de polir as habilidades de natureza complexa melhorando efetivamente o desempenho de um colaborador em sua função.
Diante do exposto fica claro observar que tanto o Treinamento quanto o Desenvolvimento são essenciais para atrair, qualificar e engajar verdadeiros talentos.
Agora retornando o pensamento inicial de aperfeiçoamento profissional, seja você o talento que as empresas tanto procuram. Para isso, promova suas próprias qualificações refinando suas habilidades e estrategicamente desenvolvendo suas melhores atitudes.
 
Para explicar melhor o que foi escrito na matéria, preparamos um vídeo mais completo para vocês!


Assista também no Youtube (vídeo completo): https://www.youtube.com/watch?v=IKVtD31JVvI&feature=youtu.be
Escrito por Melissa Cristina Ponciano
 
https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/as-diferenas-entre-treinamento-e-desenvolvimento/
https://www.jrmcoaching.com.br/blog/qual-a-diferenca-entre-treinamento-e-desenvolvimento-de-pessoas/