É normal ficar nervoso em uma entrevista, ainda mais se for para o primeiro emprego.
Mas independente de ser a primeira ou a vigésima primeira entrevista deve-se estar atento ao comportamento de modo geral, desde o modo de se vestir, falar até como se portar diante do recrutador.
O primeiro princípio é:
1) Vista-se de forma adequada à cultura organizacional da empresa. Não vá em uma entrevista sem estar de terno e gravata se todos que trabalham lá usam essa vestimenta, por exemplo. Se você for numa entrevista em uma empresa mais despojada, apenas uma camisa e calça social bastam. No caso das mulheres, nada de minissaia ou decotes e, muito menos maquiagem pesada! Você não está indo conquistar o recrutador de forma romântica, mas uma vaga na empresa de forma profissional. Tendo isso em mente, estude a empresa e vá preparado.
Existe uma máxima que define exatamente a importância do comportamento em uma situação como essa: “A primeira impressão é a que fica.”
Não importa quão competente você seja executando sua função, para SER um profissional é preciso ter uma postura à altura.
2) Formule e estude as respostas para as perguntas de praxe e outras possíveis perguntas que podem ser solicitadas na entrevista. Perguntas como: Porque você quer trabalhar aqui; Qual seu diferencial e seus defeitos/pontos a melhorar; Porque saiu do último emprego etc; são comuns, mas capciosas. Não dá pra falar: “hmmm…não sei” ou “Nossa, agora você me pegou, hein”. Isso mostra despreparo e falta de autoconhecimento. Estude e pense bem no que for falar, mas não dê respostas batidas ou que parecem prontas. São respostas estudadas e conscientes. Cá entre nós, são respostas ensaiadas, mas elas não podem parecer assim!
3) Mas seja autêntico. Não precisa atuar (a não ser que você esteja de fato concorrendo a um papel na TV ou teatro). As respostas são bem estudadas, mas formuladas com suas palavras, com sua entonação, seu jeito de falar. Demonstre segurança – sem ser arrogante! É muito importante ser honesto durante a entrevista, pois você será cobrado disso caso consiga a vaga. Não fale que sabe falar inglês fluente se você só sabe “Hello”. Mentir é muito ruim e acabará sendo “um tiro no pé”.
BOA SORTE!