Saiba como definir a pretensão salarial e qual o melhor momento para citá-la.
Esse é um assunto responsável por gerar diversas dúvidas na hora de se candidatar à uma vaga. Algumas dicas podem ajudar neste momento e fazer com que essa questão não seja um quesito de insegurança.
O momento certo para abordar o assunto é quando questionado. Se estiver participando de uma entrevista, espere o entrevistador lhe perguntar. Caso a proposta atual seja menor do que a sua última, a melhor saída é complementar que não aceitaria um menor salário em qualquer empresa. Por isso é de extrema importância saber sobre a organização, pontos atrativos que lhe saltam aos olhos, e utilizá-los neste momento para agregar valor ao salário menos atrativo do que o anterior. Não esqueça de levar em conta os benefícios e até mesmo a localização da empresa.
Em caso de envio de currículo somente citar a pretensão se os requisitos da vaga pedirem. Utilize os aplicativos disponíveis que permitem fazer pesquisa salarial de mercado levando em conta o setor e o tamanho da empresa e tenha em mente que o entrevistador dificilmente irá considerar o seu tempo de casa como um fator para o cálculo do salário.
Outra dica importante é trabalhar com faixa salarial e não com o valor exato. Isso abre poder para negociação e lhe apresenta como um profissional flexível.
Faça uma projeção para uns dois anos do salário proposto. Esse valor será o suficiente para uma qualidade de vida futura? Lembre-se da importância de seus gastos fixos e variáveis serem claros para sua definição de valor salarial.
Colocado em prática todas as dicas, esteja seguro e pronto para a próxima fase! Desejo sucesso e uma pitada de ambição, o suficiente para lhe tirar da zona de conforto.
Escrito por Melissa Cristina Ponciano
Fontes: https://www.ibccoaching.com.br/portal/vida-profissional/pretensao-salarial-como-definir-responder-essa-questao/
https://www.premiereempregos.com.br/blog/dicas/como-definir-a-pretensao-salarial/