O Plano de Cargos e Salários é uma ferramenta utilizada pelo RH para determinar e sustentar as estruturas de cargos e salários de uma organização com objetivo de alcançar o equilíbrio interno e externo por meio da definição das atribuições, deveres e responsabilidades de cada cargo e, consequentemente, os seus respectivos níveis salariais.

Administração de Cargos

A administração de cargos tem por objetivo descrever e analisar os cargos para conhecer suas características, habilidades, aptidões e conhecimentos que precisam ter os seus ocupantes, para melhor administrá-los. É através dela que são definidos os principais elementos e critérios que irão estruturar os processos de recrutamento, seleção, treinamento, avaliação de desempenho, etc.
Para melhor entender, vamos começar diferenciando 2 conceitos simples:

Cargo

“É um conjunto de atribuições e responsabilidades cometidas ou conferidas a um indivíduo”
Ou seja: É o nome atribuído a um conjunto de deveres e responsabilidades atribuídas ao indivíduo que o irá ocupar, isto é, os deveres e responsabilidades de um cargo pertencem ao indivíduo que desempenha o cargo, e proporcionam os meios pelos quais os empregados contribuem para o alcance dos objetivos de uma organização.

Função

A função é a especificidade de tais atribuições, tarefas e responsabilidades que o profissional deve executar dentro de seu cargo.
 

COMO EXEMPLO
Cargo: Assistente Administrativo
Função: Contas a pagar
Cargo e Função: Assistente Administrativo de Contas a Pagar

 

Determinação Salarial

Em relação a determinação salarial as organizações desenvolvem a sua política de salário segundo a sua disponibilidade financeira e a lei da oferta e da procura.
Há dois tipos de salários que as organizações procuram determinar, sendo eles “justo” e “compensador”.

Salário Justo

É todo aquele referente ao esforço físico e mental exigido pelo cargo para que seu trabalho seja executado.

Salário Compensador

É todo aquele que além de justo apresente um outro componente que motive a mão de obra a produzir e a colocar à disposição da organização todo o esforço possível.
 

Em uma organização, cada função ou cada cargo tem o seu valor individual, ou seja, para remunerar de forma justa o ocupante de um cargo, você deverá conhecer primeiro o valor desse cargo em relação aos outros cargos da organização.

 

Plano de Cargos e Salários

O PCS (Plano de Cargos & Salários) é, normalmente, o primeiro passo relacionado ao tema REMUNERAÇÃO, pois é esse plano que organiza a parte fixa da remuneração e estabelece cargos, requisitos e linhas de acesso preferencial.  A partir da organização interna dos cargos e dos salários a Empresa pode começar a desenvolver outros programas internos relacionados à parte variável da remuneração direta, como:

  • Processo de Administração – Avaliação de desempenho
  • Participação nos Lucros ou nos Resultados, Comissão, Bônus e afins
  • Programas de Premiação

 

Leia também: Você sabe o que é Remuneração Estratégica?

O Plano de Cargos e Salários pode ser aplicado em todos os tipos de organizações, desde microempresas às multinacionais, e é aplicada por etapas:

Organização e Planejamento do Trabalho

É a primeira fase, na qual é necessário entender o atual funcionamento organizacional da empresa, como hierarquia, políticas internas, aspectos estratégicos e administrativos, e os processos de relacionamento com o colaborador.

Divulgação do Plano:

É importante que todos os colaboradores estejam sabendo dos objetivos e metodologia a serem aplicadas, através de boa comunicação e uma postura participativa.

Levantamento de atribuições:

Esta é a fase de identificação e levantamento de todas as funções existentes na empresa para a elaboração das Descrições de Cargos, servindo para uma análise e padronização dos cargos.

Descrições de Cargo:

É o detalhamento do cargo, o que o que faz, como faz e para que faz. Ressaltando também as especificações, competências e habilidades que o ocupante deverá conter, servindo como base para recrutamento.

Avaliação e Classificação dos Cargos:

É esse o momento de adequar o valor de cada cargo, fazendo o equilíbrio interno, a fim de hierarquizar por ordem de importância todos os cargos da organização.

Pesquisa salarial:

A pesquisa salarial serve para comparar sua estrutura empresarial em relação às principais empresas do mercado.

Determinação de Estrutura Salarial:

Aqui os valores das faixas salariais são calculados para cada cargo da empresa.

Exercício de Enquadramento de Cargos e Salários:

Tentando minimizar os impactos possivelmente gerados, todos os custos envolvidos na implantação do Plano de Cargos e Salários e em sua estratégia são calculados.

Política de Cargos e Salários:

Essa é a etapa final! Na qual consiste no conjunto de normas. Ações e procedimentos que zelam pelos princípios da administração de Cargos e Salários.
Texto escrito por Rafaela Viel baseado na apostila de Cargos e Salários do IBDEC

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) foi fundado em 2006, com o intuito de gerar maiores oportunidades de desenvolvimento e crescimento para profissionais e empresas. Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar em sala de aula aquilo que fará em sua atividade profissional, utilizando exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com uma ótima qualidade de ensino, material didático próprio feito por nossos professores, e uma vasta experiência de ensino.

Siga o IBDEC em nossas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades! 

Facebook: https://www.facebook.com/ibdec/
Instagram: https://www.instagram.com/institutoibdec/ ou procure por @InstitutoIBDEC
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/ibdec/ 
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCLfHXSTHJ9LqH09sQlhVDwg
Contatos IBDEC: 

(19) 99470-3998
Rafaela Viel

(19) 99140-3422
Luciana Pilon

(19) 3381-0800
cursos@ibdec.net