A arte de saber vender bem

Saber vender, como muitos dizem, pode ser um dom. Mas também é resultado de muito esforço e dedicação. Essa habilidade é essencial para que um negócio seja bem-sucedido.

Adquirir as competências necessárias para vender faz toda a diferença, pois envolve confiança do vendedor, em conhecer o que está vendendo, e confiança do cliente, em saber o valor do produto que está comprando.

Por isso, saber vender é muito mais do que simplesmente trocar seu produto pelo dinheiro do cliente. Confira algumas das habilidades necessárias para ser um vendedor de excelência:

O que precisamos saber na hora da venda?

Existem muitas estratégias e técnicas que são eficientes para vender, mas nada supera conhecer de verdade aquilo que está vendendo.

Saber o que é o produto, o que ele representa, e sua composição técnica por exemplo, vai fazer com que você consiga identificar os pontos positivos e os menos favoráveis sobre o produto. Com isso, você poderá comparar com os itens vendidos pelo seu concorrente, e criar uma maior motivação no cliente para escolher o seu produto.

Quanto mais você souber sobre o produto que vende, mais preparado para responder as dúvidas do cliente você estará.

 

Conhecendo seu público alvo

Na teoria, um bom vendedor é aquele que pode vender qualquer coisa para qualquer pessoa. Mas isso não poderia estar mais errado.

Um bom vendedor conhece seu público alvo, sabe com quem está interagindo, suas necessidades, motivações e seus desejos.  Ou seja, quando existe uma necessidade, tal produto terá uma melhor recepção e aceitabilidade para ser adquirido. Mas claro, nada impede que outro público alvo compre seu produto!

 

Agregando mais valor ao seu produto/serviço

Como já dissemos, conhecer o seu produto é essencial! Se você souber apontar os maravilhosos diferenciais que seu produto apresenta em relação aos concorrentes, além das vantagens que ele poderá trazer, irá agregar muito mais valor e justificará se seu preço for mais alto que o de mercado.

Conhecer diretamente seu cliente também é um diferencial e tanto! Mencionar o nome do cliente parece ser uma coisa banal, mas é o que cria um relacionamento diferenciado.

Claro que cada negócio terá suas limitações, mas seja por e-mails, telefonemas ou no contato pessoal, mencionar o nome criará um relacionamento mais próximo, resultando em um aumento de vendas!

 

Tenha persistência, mas não insista!

Vender também exige cuidados específicos como, por exemplo, não ser invasivo em suas perguntas. Além de deixar a outra pessoa desconfortável, você acaba quebrando o muro entre ter persistência para negociar bem e vender a qualquer custo pela insistência.

Saber ouvir o cliente faz parte da negociação, pois você consegue perceber se ele está confortável ou não com a situação.

Saber fazer as perguntas certas exige criatividade e curiosidade, sem as perguntas, o vendedor não conseguirá conhecer as necessidades do cliente e nem compreender suas expectativas. Por isso, aumentar seu repertório e adequar a cada situação é extremamente importante.
 

Honestidade sempre!

E por último, a honestidade.

Sim, embora você queira apresentar apenas as vantagens que seu produto irá trazer para seus clientes, sabemos que nem tudo é 100% perfeito. Enganar o cliente trará experiências e repercussões negativas.

Tentar vender o produto para outro público alvo, ou para seu cliente mesmo, mas que não esteja com a necessidade naquele momento também é uma “bola fora”. O ideal nesse caso seria perguntar de que outra forma você poderia atender à necessidade dele.

 
“O mais importante ingrediente na fórmula do sucesso é saber como lidar com as pessoas” – Theodore Roosevelt

 

Texto escrito por Rafaela Viel

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) foi fundado em 2006, com o intuito de gerar maiores oportunidades de desenvolvimento e crescimento para profissionais e empresas. Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar em sala de aula aquilo que fará em sua atividade profissional, utilizando exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com uma ótima qualidade de ensino, material didático próprio feito por nossos professores, e uma vasta experiência de ensino.

Siga o IBDEC em nossas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades! 

Facebook: https://www.facebook.com/ibdec/

Instagram: https://www.instagram.com/institutoibdec/ ou procure por @InstitutoIBDEC

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/ibdec/ 

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCLfHXSTHJ9LqH09sQlhVDwg
Contatos IBDEC: 

(19) 99470-3998
Rafaela Viel

(19) 99140-3422
Luciana Pilon

(19) 3381-0800
cursos@ibdec.net