Se pararmos para analisar, poderíamos facilmente dizer que um dos melhores ramos para se tralhar é o do carnaval, pois sempre há centenas de  candidatos para desfilar, mesmo que para isso precisam trabalhar duro e sem qualquer remuneração.

O interessante é que nessa história há um fundo de verdade. Existe muita gente que se mata o ano todo para fazer parte de uma escola de samba.  Durante meses a pessoa vai a todos os ensaios, nunca se atrasa, dedica-se ao máximo, trabalha de madrugada, compete para ser posicionado nas alas mais destacadas, gasta do próprio bolso em fantasias, colabora com os outros departamentos, canta o samba enredo com emoção e não recebe um centavo por todo esse trabalho!

Tudo isso para desfilar por uma hora! Depois, esperam angustiados o resultado da votação; quando a escola perde choram por dias e quando ganha comemoram como se tivessem  ganhado na loteria.

Muitas dessas mesmas pessoas não têm a mesma dedicação em seu trabalho  formal.  Fazem para o gasto, chegam atrasadas, não se preocupam se a empresa está indo bem e se irritam quando são cobradas. Quando estamos em um emprego ou profissão que não gostamos, passar o dia é um martírio e quase tudo é motivo para stress e insatisfação.  Isso tem pouco a ver com dinheiro e sim com a falta de aptidão para aquela tarefa ou a falta de percepção da relevância da atividade.

Por que o comportamento muda tanto quando a pessoa está na escola de samba? Porque elas estão realmente motivadas e escolheram estar ali! Fazem esse esforço com enorme boa vontade, sem ninguém mandar, acompanham o desempenho dos colegas, criticam os acomodados e procuram dar exemplos de disposição. Já pensou se sua carreira fosse assim?

Por isso, o ideal seria procurar uma profissão ou emprego em que haja prazer em executar as principais atividades e, principalmente, sentir que, de alguma forma, você faz a diferença. Isso só ocorrerá se você trabalhar em áreas onde seus principais talentos possam ser aproveitados ao máximo. A remuneração, o aprendizado, o reconhecimento e a autorrealização virão como consequência.