A palavra do momento é Crise! A impressão que tenho é que, em cada empresa que visito ou interajo, os líderes falam de recessão, desemprego, reduzir custos e descobrir como sobreviver nos próximos 3 anos. Bem, a palavra crise em chinês é composta por dois caracteres que representa perigo e ao mesmo tempo oportunidade. E você? Como quer estar quando a crise passar?
Chegou o momento de encaramos a realidade, tirar as lentes cor-de-rosa e observar o momento econômico do país, percebendo os grandes desafios que se apresentam e o que podemos aprender com eles. O Brasil é um país jovem que precisa passar por isto para amadurecer e se tornar quem sabe um dia uma potência mundial. Trata-se de mais um momento que vivemos e até 2020 esta crise já não será tão lembrada, o cenário deverá ser de preparação para a próxima que está por vir.
A exemplo da China que é a fábrica do mundo, e da Índia que é o escritório do Mundo, o Brasil merece destaque como sendo a fazenda do mundo. Temos alimentos em abundância, solo fértil e extensas áreas para cultivo, este cenário que se apresenta, já é uma grande oportunidade para de alguma forma nos destacarmos. Considerando que não existe crise no segmento de alimentação, muito pelo contrário, elas estão investindo em desenvolvimento de pessoal, execução com excelência, melhorando a cada dia os seus processos, e claro, aprimorando-se para quando a crise passar, pois é justamente quando se está bem que a evolução deve ocorrer.
Acredito que o Brasil desde 2012 já vinha apresentando cenários de crise e em função do otimismo do brasileiro, preferimos não encarar a realidade e pensar que era apenas um redemoinho. Com esta percepção distorcida, a grande maioria das pessoas e empresas não se preparam para este momento e sofrem com as consequência pela falta de estratégia. O grande segredo agora é sermos ágeis para sair do centro do furacão. Estratégias e planos de ação deverão ser traçados para curto, médio e longo prazo, e a empresa precisa inovar em seus produtos, processos e pessoas.
A grande oportunidade: Só irá sobreviver quem possuir visão sistêmica, visão de futuro e competência para se reinventar, isto se aplica a empresas e profissionais, quem seguir estas premissas com certeza encontrará mais rapidamente o seu lugar ao sol!

Dicas para Avançar diante da Crise

Algumas estratégias que sugiro para avançarmos nesse momento de desafios na busca pelo sucesso:

Confiança

Empresas e profissionais de sucesso confiam em suas competências para sobreviver ao caos, afinal se preparam para tal e enxergam novas possibilidades.

Encorajamento

Líderes deverão ser fortes, não demonstrar fraquezas e encorajar as pessoas na busca pelos resultados.

Comunicar o objetivo

Conheça a realidade, trace a estratégia, foque no objetivo que deseja atingir e compartilhe com seu time para que todos abracem a causa.

Pensar fora da caixa

Reinventar-se é a chave, pois as necessidades mudam e o antigo modelo talvez já não proporcione o resultado do passado.

Habilidades diferentes

Pessoas certas no lugar certo, trabalhando engajadas em prol dos objetivos, a partir de uma gestão estratégica voltada para as competências individuais e ao mesmo tempo colaborativas.

Dar exemplo

Os líderes precisam inspirar a nova visão e serem os pioneiros em sua implementação. “Faça o que digo e faça o que eu faço”.

Sempre procurar novas possibilidades

Desafie-se! Existem novas formas de execução para superar antigos resultados, é imprescindível que o caminho seja sempre reinventado.

Pessoas dentro

Valorização e reconhecimento das pessoas, acolhendo e estimulando o seu desenvolvimento a partir da recompensa por mérito.

Produtos fora

Seu produto ou serviço, precisa estar no mercado, portanto, mova-se! Só se faz o caminho caminhando!
Para finalizar, o convite que faço a você é adapte-se e faça! Empresas e profissionais para terem sucesso neste momento de incertezas devem contar com um capital humano engajado, comprometido e que desafia as práticas tradicionais e a sabedoria convencional. Coloque seu foco na ação, aproxime seu ponto A (estado atual) de seu ponto B (estado desejado), honre e respeite sua história, da empresa e das pessoas que a compõe. E jamais, perca o foco no resultado!
Gostou das dicas? Comente e compartilhe, ajude seus amigos a promover um futuro melhor pós-crise!
Fonte: https://goo.gl/0Z7XIO