Feedbacks não são uma opinião que expresse um sentimento ou emoção, mas sim um retorno que alimenta (validando ou invalidando) um dado comportamento ou realização com base em parâmetros claros, objetivos e verificáveis.
Feedbacks versam sobre: desempenho, conduta e resultados obtidos através de ações realizadas.
 
O objetivo fundamental do feedback é ajudar as pessoas a melhorar seu desempenho e performance (desempenho ao longo do tempo) através do fornecimento de informações, dados, críticas e orientações que permitam reposicionar suas ações em um maior nível de eficiência, eficácia, efetividade e excelência!  Deve ser sempre educativo, jamais punitivo, condição em que perde sua funcionalidade e descaracteriza-se como conceito.
 
A prática do feedback deve ser utilizada sempre de maneira construtiva; afinal seria um absurdo imaginar que pessoas que se sintam humilhadas, punidas ou com autoestima rebaixada pudessem se sentir naturalmente motivadas a melhorar sua performance.
 
Daí a importância da aplicação constante de feedbacks ao longo do tempo, lembrando que sua eficácia é tanto maior quanto mais próximo esteja da ocorrência que lhe deu origem. Esperar demais para fornecer feedback agrava as situações que precisam ser corrigidas e enfraquece o melhor momento para comemorar vitórias obtidas! O líder gera no liderado o desejo por feedback, o não-líder gera aversão a feedbacks!
 
Confira 10 dicas para fornecer feedback de maneira adequada:

1) Jamais viole o princípio da confiança.
2) Jamais viole o princípio do respeito.
3) Jamais contradiga ou desrespeite o princípio da ética.
4) Verifique qual o tipo de feedback específico adequado (validação ou correção).
5) Não confunda desabafo de emoções e sentimentos com feedback.
6) Tenha muito claras as causas e o objetivo do feedback.
7) Verifique qual o momento mais apropriado para o feedback.
8) Verifique qual a forma mais adequada para o feedback (sempre que possível pessoalmente).
9) Verifique com atenção se é melhor falar a sós ou com a participação de outros envolvidos (jamais exponha a constrangimentos).
10) Certifique-se de que sua mensagem foi clara e bem compreendida!
 
Confira agora 10 dicas para receber feedback de maneira adequada:

1) Demonstre e comunique sua confiança e interesse em receber feedbacks.
2) Ouça-os com atenção e respeito, mesmo que discorde a priori.
3) Mantenha a ética com relação a outros envolvidos.
4) Se receber um feedback positivo lembre-se de agradecer e dar créditos aos que o tenham ajudado a obter este resultado.
5) Se receber um feedback negativo não se esquive das responsabilidades, aceite-as.
6) Se receber um feedback injusto verifique se o momento e o estado emocional do interlocutor são favoráveis para a sua contra argumentação.
7) Não confunda emoções e sentimentos pessoais com profissionalismo, concentre-se nos fatos.
8) Entenda toda e qualquer crítica como possibilidade de crescimento e evolução, mesmo que seja nos quesitos de tolerância e paciência.
9) Verifique se compreendeu com clareza o que lhe foi colocado, agradeça e comprometa-se a refletir e rever o que for necessário!
10) Mantenha discrição e sigilo sobre o feedback recebido.
 
Quando existe reciprocidade e confiança para dar e receber feedbacks, as pessoas falam de uma maneira assertiva aquilo que sentem e, desta forma, se constrói um clima de confiança mútua. Com o tempo, este comportamento passa a ser inserido na cultura organizacional da empresa e, consequentemente, as relações são mais positivas e as decisões, participativas. Essa relação recíproca, de elogiar e ser elogiado, é uma questão de maturidade emocional e isso vale tanto para as relações pessoais quanto para as profissionais.
O elogio, portanto, deve ser sincero e real, não basta para um líder apenas dizer ao seu liderado: “Obrigado!”, “Excelente trabalho”, “Estamos juntos!”. É preciso saber elogiar com gratidão e reconhecimento.
 
Texto extraído da apostila do curso de Liderança de Equipes – IBDEC