O que é Inteligência Emocional (IE)?

Inteligência emocional, assim como a “inteligência social”, é um conceito criado pelo jornalista científico Daniel Goleman.
Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade.”

A Inteligência Emocional é a capacidade do ser humano de aprender a administrar as próprias emoções, beneficiando a si mesmo, e compreender as emoções dos outros, criando relações mais saudáveis.

Mas o que isso quer dizer? É simples, quem possui essa habilidade, é capaz de conciliar o lado emocional e o racional do cérebro. O ato de pensar e agir se torna algo consciente e inteligente, conseguindo afastar emoções negativas/traumas, e sendo capaz de se automotivar.

Como a Inteligência Emocional funciona?

A Inteligência Emocional busca guiar o indivíduo em duas principais direções.
A primeira é sobre aprender a lidar com as emoções e analisar como cada uma delas afeta cada pessoa, para entender como esses sentimentos potencializam ou limitam a vida.

A segunda age diretamente na parte emocional do cérebro, analisando a vida da pessoa e neutralizando as emoções negativas, para assim, potencializar as positivas.

Qual a importância de desenvolver a Inteligência Emocional?

No nosso cotidiano, estamos sempre lotados de afazeres, seja pelo lado profissional: metas, reuniões, prazos, decisões a serem tomadas, ou pelo lado pessoal: família, amigos, filhos, saúde, relacionamentos, estudos. Estamos em uma constante avaliação, na qual somos cobrados e observados o tempo todo, o que gera uma insaciável pressão da sociedade sob nós.

Em meio a tudo isso, muitas pessoas acabam desenvolvendo um desequilíbrio emocional, com tanta coisa para fazer e pensar, as emoções se espalham por toda a parte. E não é nem preciso dizer a gravidade disso.

Com as emoções sempre “a flor da pele”, as pessoas começam a desenvolver sintomas de ansiedade, depressão, estresse e insegurança. E é justamente por isso, que desenvolver a Inteligência Emocional é extremamente importante para as pessoas. Aprender a equilibrar seu lado emocional com o racional, faz com que as emoções sejam canalizadas para situações específicas, sendo capaz de controlar impulsos, praticar a motivação e outras qualidades que possam ajudar a encorajar outros indivíduos.

Os 5 pilares da Inteligência Emocional

Daniel Goleman divide a Inteligência Emocional em 5 habilidades específicas

Autoconhecimento Emocional

O primeiro passo é conhecer as próprias emoções!
Analisar como você reage aos estímulos e quais os sentimentos que você manifesta em determinadas situações.

Controle Emocional

Depois de analisar como você reage às situações, é a hora de controlar essas emoções.
Ser otimista é fundamental nessa etapa. Manter a calma mesmo estando sob pressão, e procurar saídas nas diversas situações que venham a surgir fará toda a diferença para o equilíbrio emocional.
Para facilitar essa etapa, realizar atividades de lazer, se distrair e canalizar sua ansiedade em algo ajuda muito.

Automotivação

Não perca a esperança em situações difíceis!
“Pense antes de agir”. Essa frase não é estranha, né? E ela está corretíssima, pensar antes de realizar qualquer ação evitará conflitos e arrependimentos. Saber responder aos estímulos de forma consciente, significa conseguir decidir de que forma você quer reagir em tal situação.

Você pode realizar qualquer tarefa, desde que você queira.

Empatia

Compreender as emoções dos outros nos ajuda a lidar com o próximo. Se colocar no lugar de tal pessoa, nos torna mais abertos e sensíveis a entender seus comportamentos.
A empatia é fundamental para que conflitos sejam evitados.

Desenvolver relacionamento interpessoais

O último passo para o sucesso dessa jornada, é saber se relacionar bem.
Ao ter bons relacionamentos com as pessoas, você se torna capaz de influencia-las emocionalmente, criando um ambiente positivo e melhorando sua qualidade de vida e de todos a seu redor.

 

Conheça os benefícios da Inteligência Emocional

Depois de toda essa explicação, parece ser fácil entender quais benefícios a Inteligência Emocional pode proporcionar. Mas mesmo assim, decidimos listar esses benefícios para que não fique nada de fora!

  • Redução de conflitos em relacionamentos interpessoais;
  • Redução de conflitos e arrependimentos;
  • Diminuição dos níveis de estresse;
  • Aumento de autoestima e confiança;
  • Equilíbrio Emocional;
  • Melhora nos relacionamentos interpessoais;
  • Aumento no comprometimento de metas e prazos;
  • Melhora o senso de responsabilidade e melhor visão do futuro;
  • Desenvolvimento da comunicação;
  • Desenvolvimento da influência;
  • Melhora na capacidade de tomada de decisão;
  • Melhor administração do seu tempo;
  • Melhora na produtividade de suas tarefas;
  • Realização pessoal e profissional;
  • Aumento de qualidade de vida.

Não se esqueça: aprender a controlar suas emoções influencia diretamente o seu modo de vida, e o das pessoas a seu redor.

 

Gostou do conteúdo?
Compartilhe e ajude as pessoas a entender mais sobre a importância de controlar suas emoções para uma melhor qualidade de vida!

Texto escrito por Rafaela Viel baseado na apostila de Cargos e Salários do IBDEC

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) foi fundado em 2006, com o intuito de gerar maiores oportunidades de desenvolvimento e crescimento para profissionais e empresas. Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar em sala de aula aquilo que fará em sua atividade profissional, utilizando exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com uma ótima qualidade de ensino, material didático próprio feito por nossos professores, e uma vasta experiência de ensino.

Siga o IBDEC em nossas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades! 

Facebook: https://www.facebook.com/ibdec/

Instagram: https://www.instagram.com/institutoibdec/ ou procure por @InstitutoIBDEC

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/ibdec/ 

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCLfHXSTHJ9LqH09sQlhVDwg
Contatos IBDEC: 

(19) 99470-3998
Rafaela Viel

(19) 99140-3422
Luciana Pilon

(19) 3381-0800
cursos@ibdec.net