Quer começar na área de departamento pessoal, mas não sabe como funciona o mercado, ou tem receios se vai conseguir um emprego?

O setor de Departamento Pessoal se baseia em lidar com os processos burocráticos que envolvem os funcionários de uma empresa, como contratação, demissão, pagamento e concessão de benefícios (férias, vale-transporte, convênio médico e salário família). Com a crescente demanda do mercado de trabalho, surgiram várias funções, que vão desde auxiliar até analista de Departamento Pessoal, abrindo a oportunidade de trabalho para diversos níveis profissionais, com ou sem experiência.

Para entender melhor, respondemos algumas perguntas básicas para quem está pensando em entrar na área de departamento pessoal. Confira!

Para quem vai começar agora na área e não tem experiência, existe a oportunidade para essa pessoa? As empresas contábeis costumam contratar esse tipo de profissional?

Sim, as empresas contratam normalmente na função de auxiliar. Esse profissional vai começar a aprender pelo básico: fazer férias, admissão e preencher uma carteira profissional. Muitas pessoas hoje, quando ingressam no departamento pessoal, nunca preencheram uma carteira profissional por exemplo. Então é nessa tarefa que será o foco inicial, onde ela tem que pesquisar sobre as mudanças da previdência social para estar sempre atualizada.

Em relação aos cálculos, à rescisão, identificar quais são os direitos que cada profissional tem quando for dispensado, já seria uma tarefa mais avançada dentro do departamento pessoal?

Sim, isso já é algo para o profissional no cargo de assistente por exemplo, pois ele já vai ter uma noção maior da folha de pagamento. Então ele vai saber gerar os impostos, saber contar os avos dos funcionários, como por exemplo, quanto o funcionário terá de direito do 13º.

O departamento pessoal é diferente da área de departamento contábil, isso já é sabido. Mas algumas empresas mesmo sendo de atividades diferentes, acabam tendo uma uniformidade nos lançamentos. No departamento pessoal, existe essa diferença de empresa pra empresa, em virtude até do sindicato da classe. Como isso influencia o papel desse profissional dentro do departamento?

O que acontece é que quando você tem uma contratação, difere muito. Você pode ter dois sindicatos dentro de uma empresa, como por exemplo um motorista e um vendedor.

Quando a empresa vem, é feito o enquadramento sindical que pode ser feito pelo auxiliar, pois é a fase de coletar os dados para preencher um cadastro, e quando for fechar a folha ou fazer uma rescisão, tem que saber  em que sindicato se enquadra a empresa e se o funcionário também é daquele sindicato. Lembrando que a preferência é sempre para beneficiar o funcionário.

Falando sobre as habilidades necessárias para esse profissional, quais as mais requisitadas?

É de extrema importância que o profissional seja detalhista e goste de pesquisar. A pesquisa deve ser algo contínuo na vida desse profissional, pois ele tem que estar sempre atualizado com as mudanças da previdência social e da convenção coletiva por exemplo.

E o que fazer quando o cliente tem alguma dúvida que você não sabe responder ali na hora?

Isso é uma coisa natural, nem sempre temos tudo na ponta da língua, não é mesmo?
Quando isso acontecer, peça um tempo para pesquisar sobre o assunto. Hoje em dia existem diversas ferramentas de busca, como o sindicato e a internet, por exemplo. É importante incluir o sindicato pois dependendo da pesquisa, a cláusula da convenção modifica.

Como vimos, o departamento pessoal é muito importante para qualquer empresa, pois garante a qualidade dos processos, organização dos registros profissionais e ele assegura que as leis trabalhistas  serão seguidas, evitando quaisquer passivos desnecessários.

 

Texto baseado na entrevista do Anderson Hernandes para o Youtube.

 

Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) é uma escola de cursos livres fundada em 2006 e que já formou mais de 17 mil alunos. Acreditamos que a Educação é a melhor ferramenta para garantir o pleno desenvolvimento dos indivíduos e instituições.

Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar nas aulas aquilo que fará em sua atividade profissional, através de exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com material didático próprio elaborado e revisado por profissionais experientes, com sólida formação acadêmica e conhecimento de mercado, proporcionando aos nossos alunos o contato com o que existe de mais atual e real em sua área.