O controle financeiro é essencial para que qualquer empresa se mantenha em funcionamento, mas muitos empresários acabam deixando de fazê-lo por achar uma tarefa complicada. Utilizar o fluxo de caixa como instrumento de gestão e planejamento financeiro é necessário para evitar que a situação fuja do controle, e saber o quanto e quando reinvestir no próprio negócio, possibilitando seu crescimento e consolidação.

Mas afinal… O que é Fluxo de Caixa?

O Fluxo de Caixa é um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as movimentações (entradas e as saídas) de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado.
É a ferramenta ideal para quem quer velocidade e gestão, pois é através dela que as decisões são tomadas, tendo maior certeza sobre quando reinvestir o dinheiro ganho ou cortar gastos.
É uma ferramenta bastante flexível, uma vez que as informações inseridas devem ser baseadas conforme as necessidades da empresa.

Como posso utilizar o Fluxo de Caixa em minha empresa?

Acompanhar o fluxo de caixa é extremamente importante para a saúde financeira da empresa. Ter o controle desses valores faz com que a empresa não caia em dívidas, gastos desnecessários e até mesmo, a falência.
Seu objetivo é organizar os gastos da empresa. Dessa forma, a visualização de sobras ou falta de caixa antes mesmo que ocorra passa a ser possível, o que permite ao empresário pensar em sua próxima estratégia.
Uma vez que a empresa deixa de verificar todos os dados de movimentação, ela cai na ilusão de ter lucrado mais do que gastou, porém ao analisar o caixa, percebe que algo errado aconteceu.

Qual a frequência para utilizar o Fluxo de Caixa?

Para que essa ferramenta seja eficaz, o relatório de Fluxo de Caixa deve ser baseado em uma visão diária, semanal, quinzenal ou mensal. O período vai depender das necessidades do seu negócio, mas o recomendado é que a projeção do Fluxo de Caixa seja por um período mínimo de três meses, o que é tempo suficiente para você poder planejar sobre aumento para os funcionários, contratação para equipe, promoções e investimentos em novos produtos.

Vantagens oferecidas pelo Fluxo de Caixa:

• Planejar e controlar as entradas e saídas de caixa num período de tempo determinado;
• Auxilia a tomar decisões antecipadas sobre a falta ou sobra de recursos financeiros na empresa;
• Permite verificar se a empresa está trabalhando com aperto ou folga financeira no período avaliado;
• Verificar se os recursos financeiros são suficientes para tocar o negócio em determinado período ou se há necessidade de obtenção de capital de giro;
• Planejar melhores políticas de prazos de pagamentos e recebimentos;
• Avaliar a capacidade de pagamentos antes de assumir novos compromissos financeiros;
• Conhecer previamente (planejamento estratégico) os grandes números do negócio e sua real importância no período considerado;
• Avaliar se o recebimento das vendas é suficiente para cobrir os gastos assumidos e previstos no período considerado; ponto de equilíbrio
• Avaliar o melhor momento para efetuar as reposições de estoque em função dos prazos de pagamento e da disponibilidade de caixa;
• Avaliar o momento mais favorável para realizar promoções de vendas visando melhorar o caixa do negócio;
• Fazer análise de sensibilidade; e retorno de investimento;
• Calcular rentabilidade e lucratividade.

 
Embora pareça simples, erros são comuns, e infelizmente acabam acontecendo na hora de utilizar essa ferramenta.

Erros que a empresa não pode deixar acontecer no fluxo de caixa:

• Não atualizar o fluxo de caixa com periodicidade;
• Não categorizar os lançamentos do caixa;
• Contar com dinheiro que ainda não entrou;
• Trabalhar com estoque abarrotado;
• Contas pessoais e contas da empresa.

 
Texto escrito por Rafaela Viel
 

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) foi fundado em 2006, com o intuito de gerar maiores oportunidades de desenvolvimento e crescimento para profissionais e empresas. Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar em sala de aula aquilo que fará em sua atividade profissional, utilizando exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com uma ótima qualidade de ensino, material didático próprio feito por nossos professores, e uma vasta experiência de ensino.

Siga o IBDEC em nossas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades! 

Facebook: https://www.facebook.com/ibdec/
Instagram: https://www.instagram.com/institutoibdec/ ou procure por @InstitutoIBDEC
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/ibdec/ 
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCLfHXSTHJ9LqH09sQlhVDwg
Contatos IBDEC: 

(19) 99470-3998
Rafaela Viel

(19) 99140-3422
Luciana Pilon

(19) 3381-0800
cursos@ibdec.net