O primeiro emprego é um momento de extrema importância em nossas vidas, pois é quando iniciamos uma nova etapa, o início da nossa carreira profissional. O primeiro passo para estar dentro de uma empresa é também o primeiro para um mundo novo, com regras, obrigações, prazos de entrega, convivência em um ambiente profissional, dentre outras novidades para o jovem.
A preparação para o primeiro emprego começa com o autoconhecimento. Compreender bem as preferências pessoais, aptidões e anseios profissionais evitarão que você escolha o caminho errado logo no início. Optar pela carreira profissional que se adeque ao seu perfil vai lhe conceder mais satisfação no trabalho, motivação para seguir acordando cedo e o resguardará de incertezas no futuro.
Após definir bem o segmento em que deseja atuar é a hora de construir sua apresentação pessoal para as empresas, um currículo. Atente-se
às informações e formalidades exigidas para esse documento e comece a enviá-lo. Busque as empresas que adotem valores similares aos seus, pois isso facilitará sua integração à organização. Outra opção é utilizar os serviços de portais na internet que atuam como intermediadores junto às organizações e aos profissionais. O IBDEC possui um programa social voltado a quem está buscando um primeiro emprego ou uma nova colocação no mercado, é gratuito. Veja mais aqui: http://goo.gl/WzQiHi
O próximo passo agora é a entrevista. Nessa etapa do processo seletivo os avaliadores colocarão as informações de seu currículo à prova, assim como sua capacidade de comunicar-se e outras aptidões que julgarem necessárias para o cargo desejado. Por isso, fatores como a aparência pessoal, objetividade e clareza quando se comunicar, manter a calma e mostrar domínio dos temas relacionados à atividade da empresa podem determinar sua aceitação.
Esse é o caminho tradicional, e também o mais utilizado, para conquistar um emprego. Porém, outra via muito utilizada é o networking, que é a construção de uma rede de relacionamentos profissionais. É notória a importância do networking para um profissional, que pode dar início a essa rede de relacionamentos antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho, através do relacionamento com professores e técnicos que atuam na instituição de ensino. Esses profissionais certamente estão a par do que se passa na sua área de interesse no mercado de trabalho, conhecem pessoas atuantes e podem apresentar a oportunidade perfeita para você entrar no mercado de trabalho com o pé direito.