O maior pesadelo se torna realidade: ser demitido em um momento de crise! E agora, como lidar com esta situação? Será que está tudo perdido? É normal, que num momento tão delicado, esse tipo de pensamento atormente a cabeça da pessoa, mas é importante também não deixar que isso se torne uma verdade, pois neste caso a solução estará ainda mais distante.

Junto com o desespero, deve-se iniciar o corte de gastos. Mas cortar gastos não significa que você deverá ficar fechado dentro de casa, deixando de investir em seu conhecimento e de expandir seu networking. Em situações como esta, trabalhar com o networking e investimento em cursos livres para a especialização de algumas atividades é fundamental.

O pensamento deve ser o seguinte: o que me fará voltar ao mercado de trabalho rapidamente? E a resposta para este questionamento é: manter-se bem atualizado com as mudanças do mercado e ter contato com pessoas empregadas e que poderão oferecer uma nova oportunidade profissional. Ou seja, ficar em casa e se privar de obter novos conhecimentos sobre sua área e sem buscar o contato com pessoas que posso te auxiliar neste momento, reduz drasticamente a possibilidade de uma nova colocação.

O tempo ocioso é excelente para que você invista em alguns cursos que possibilitarão novas qualificações, criarão novos relacionamentos comerciais e abrirão, assim, outras possibilidades. É evidente que custos devem ser diminuídos, mas esses cursos devem ser encarados como um investimento.

As ações dizem muito sobre a pessoa, e o que as empresas desejam são profissionais batalhadores, comprometidos e interessados. Decisões como a acima ilustradas demonstram a todos essas características, despertando mais facilmente o interesse dos líderes corporativos. Sendo assim, é primordial erguer a cabeça e buscar um novo espaço. Afinal, todos nós levamos tombos ao longo do trajeto, por isso devemos levantar e planejar as ações assertivas para sairmos fortalecidos destes momentos.