A qualificação na busca por emprego

Certamente você conhece alguém que mesmo com um diploma de curso superior não consegue agregar ao mercado de trabalho, pois o mesmo se encontra muito competitivo. Uma solução encontrada é a realização de cursos profissionalizantes, que possuem o intuito de aperfeiçoar e proporcionar um amplo conhecimento ao profissional.

Um dos problemas recorrentes para quem deseja optar pelo estudo é conseguir conciliar com sua rotina de trabalho, mas no mundo moderno, existem várias opções viáveis para atingir essas metas.

A escolha do tipo de curso precisa ser baseada de acordo com seus interesses. Uma atenção especial que as pessoas precisam ter nessa hora é sobre quais são os interesses nos termos de atividade, contexto de trabalho, ambiente, objetos e objetivos das ações e das atividades, e então, escolher o que melhor atende a essas necessidades.
 

O estudo constante proporciona uma boa colocação no mercado?

As empresas têm buscado pessoas comprometidas a se manterem atualizadas com as novas tendências do mercado atual, afim de promoverem melhores estratégias e visões para o negócio.

Ou seja, a qualificação diferencia o currículo do profissional, trazendo uma visão positiva para o mesmo e aumentando suas chances de recolocação ou colocação no mercado.
 

Networking!

Outra vantagem dos cursos, é a facilidade do networking. Os cursos possuem uma extensa gama de oportunidades, pois você está em contato com várias pessoas de diferentes níveis e cargos. Um bom networking te garante bons contatos e boas indicações.
 

Percepção além da matéria

Outro benefício que os cursos proporcionam, é a leitura do ambiente. Isso quer dizer que você aprende quando e como é necessário falar sobre certos assuntos, analisar com quem você está se comunicando e se vocês estão em sincronia.
 

A necessidade do mercado pode influenciar na escolha desses cursos?

É importante considerar a necessidade do mercado, do que a demanda exige das comunidades para se pensar em novos mercados, em novas possibilidades. O mercado espera profissionais espera profissionais comas chamadas competências transferíveis, aquelas que servem à várias atividades. São esperadas competências técnicas, cognitivas e socioemocionais. Essas competências ajudam a lidar com situações de trabalho em equipe/grupo. Para resolver problemas, inovar, buscar soluções.
 

Mas qual tipo de curso escolher?

Existem diversas modalidades de cursos para agregar no seu conhecimento, dependendo do seu interesse: Livres, Técnicos e Tecnólogos.

Cursos Livres
Os cursos Livres são cursos rápidos, de pouca duração, permitindo ao profissional conciliar ele com o horário de trabalho. São perfeitos para quando o profissional ainda não tem certeza se é naquela área que quer atuar, pois permite que ele esteja em contato com aquele ambiente/área.
Mas também servem para complementar o conhecimento na sua profissão.

 

Cursos Técnicos
Os cursos Técnicos possuem duração maior, cerca de 1 a 2 anos, e é mais aprofundado que o Curso Livre. Pode ser usado para incrementar na sua atual profissão, como um adicional!

 

Cursos Tecnólogos
Por último, os Tecnólogos permitem que os profissionais estejam em nível de realizar uma pós-graduação ou um mestrado, por exemplo.

 

O Estudo como é visto atualmente

Em nosso país, o estudo não é visto como algo essencial para si próprio, e sim algo necessário para se conseguir um emprego apenas. Ele se torna importante a partir do momento em que se necessita de empregabilidade.

Porém, o desemprego nos afeta cada vez mais, atingindo aqueles com ou sem a presença de um diploma, sendo preciso buscar meios para se destacar entre a concorrência. E é nessa necessidade que os estudos se fazem de extrema importância, pois se torna cada vez mais valioso ter diferenciais como cursos extracurriculares e qualificações que agreguem valor ao candidato.
 

Texto baseado na reportagem da EPTV do dia 30/07/2019

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) foi fundado em 2006, com o intuito de gerar maiores oportunidades de desenvolvimento e crescimento para profissionais e empresas. Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar em sala de aula aquilo que fará em sua atividade profissional, utilizando exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com uma ótima qualidade de ensino, material didático próprio feito por nossos professores, e uma vasta experiência de ensino.

Siga o IBDEC em nossas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades! 

Facebook: https://www.facebook.com/ibdec/

Instagram: https://www.instagram.com/institutoibdec/ ou procure por @InstitutoIBDEC

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/ibdec/ 

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCLfHXSTHJ9LqH09sQlhVDwg
Contatos IBDEC: 

(19) 99470-3998
Rafaela Viel

(19) 99140-3422
Luciana Pilon

(19) 3381-0800
cursos@ibdec.net