Rapport é uma técnica de programação neurolinguística (PNL) que pode ser treinada com a finalidade de melhorar a comunicação e o relacionamento entre as pessoas.
Estabelecer Rapport é gerar ligação ou conexão, sem perder sua naturalidade e essência. É aquela sensação de já conhecer a pessoa de algum lugar, mesmo sendo o primeiro contato. A sensação é de sintonia e afeição!
A palavra Rappor é de origem francesa e seu significado mais próximo é “se conectar”, ou seja, facilitar as relações ativando a afeição no subconsciente da pessoa gerando assim harmonia e confiança.
Mas quais as formas de estabelecermos Rapport?
A primeira dica é facilitar e tornar as relações leves além de exercitar a capacidade de observação. Alguns elementos geram rapport com mais facilidades: o sorriso verdadeiro, otimismo, tratar o outro pelo nome e a paciência. Quando estiver em contato com uma pessoa perceba a velocidade de sua fala. Se a pessoa falar rápido ou devagar, acompanhe seu ritmo. Outra estratégia muito utilizada é o espelhamento, se a pessoa tiver o hábito de passar as mãos pelo cabelo, o faça de maneira sutil. Outra forma de fazer o espelhamento: se a pessoa cruzar as pernas enquanto se senta você a imita sem que seja percebido. Isso faz com que a pessoa se sinta cada vez mais à vontade em sua presença. O espelhamento cruzado é fazer o inverso da atitude da pessoa, por exemplo cruzar as penas do lado contrário (esse método é um pouco menos eficiente, porém também funciona).
Lembre-se, se a ideia é a sintonia, a respiração sincronizada contribui e muito no processo!
Quando estabelecido o Rapport cria-se uma comunicação eficaz e uma relação de confiança entre as pessoas envolvidas!
Uma técnica muito eficiente utilizada por vendedores, líderes e terapeutas para facilitar a interação!
Fontes: https://www.youtube.com/watch?v=ju82KfoCLdc
https://www.youtube.com/watch?v=YlmfoOeKuc4
https://www.youtube.com/watch?v=Ik9iWtegTlQ
Escrito por: Melissa Cristina Ponciano