No mundo em que vivemos atualmente, as pessoas estão cada vez mais conectadas pelo mundo virtual, fazendo com que as Redes Sociais se tornem ferramentas indispensáveis em suas vidas pessoais e profissionais.
“As empresas têm investido mais tempo e recurso para ampliar o contato com clientes pelas redes sociais com o objetivo de impulsionar as vendas. Para isso, pequenos negócios passaram a destacar funcionários que atuam como vendedores, por exemplo, para que se dediquem também ao gerenciamento de plataformas como Facebook, Instagram e  WhatsApp.” – Texto retirado do artigo do SindiVarejista de Campinas
Visto isso, elas se transformaram em instrumentos poderosos nas mãos de empresas para darem mais visibilidade às suas marcas.
As Redes Sociais permitem que as instituições tenham acesso direto aos seus clientes, se aproximem de seu público alvo, identificando seus desejos e, se bem planejado, convertendo isso em vendas.
Mas claro que para aumentar as vendas online, estratégias muito bem estruturadas e ações criativas devem vir em primeiro lugar! Está pronto para o desafio?

O que devo saber?

Para entender como as Redes Sociais aumentarão suas vendas, você deverá colocar em mente que esse é um caminho mais barato do que as ações de marketing tradicionais, e que não é a solução de todos os seus problemas de vendas!
Ela pode ser muito benéfica, mas se mal planejada, pode acabar com a integridade de sua marca. Por isso, se optar pelas Redes Sociais, você deverá manter atualizações, postagens e estratégias todas em dia.

E como saber qual Rede Social usar?

Para saber quais as Redes Sociais que você irá usufruir, você deverá analisar e pensar em sua persona. Entendendo sua audiência, você conseguirá investir tempo e criatividade nas Redes Sociais que realmente interessam para seu negócio.

Vamos para as Redes Sociais!

Facebook

Por seu grande número de usuários, o Facebook acaba sendo uma ferramenta potente para suas vendas.
Nele, é possível divulgar produtos novos, se relacionar diretamente com seus clientes, assim como entregar conteúdo relevante para eles.
Mas fique esperto: mesmo com número de usuários alto, a limitação de entrega de conteúdo é filtrada, e apenas 1% a 2% dos seus seguidores irão receber postagens orgânicas. Por isso, promover algumas postagens acaba sendo de grande valia!
 

Instagram

O Instagram é uma rede baseada em visual e dinamismo. É uma ferramenta bastante consolidada no mercado, e que permite que você interaja com seus usuários em tempo real.
Mas assim como o Facebook, seu algoritmo não permite que seu conteúdo seja visto por 100% de seus seguidores. Mas mesmo assim, acaba sendo de extrema importância para seu negócio, pois sendo uma Rede Social baseada no visual, acaba trazendo mais confiança e integridade para sua marca.
 

Twitter

O twitter é uma Rede Social para aqueles que desejam interagir 100% com seu público, de forma rápida e sucinta, até porque nessa mídia o limite de escrita é de apenas 280 caracteres.
Mas não se acanhe com isso, pois nessa Rede você poderá divulgar suas outras Redes Sociais através imagens, vídeos e links externos!
 

Pinterest

Essa é uma das Redes Sociais que possui nichos mais específicos.
Ela é usada para compartilhamento de referências de imagens.
Uma boa forma de usar o Pinterest para atrair clientes, é compartilhando imagens próprias de sua empresa. Que tal um tutorial sobre como utilizar seu produto? E também é possível adicionais links nas publicações, fazendo o direcionamento dos usuários para páginas que você deseja divulgar.
 

LinkedIn

O LinkedIn é uma das Redes Sociais mais diferentes, pois seu foco não é vender produtos, mas sim conectar profissionais.
“Mas então porque devo usa-lo?”
Bom, embora ele não seja necessariamente para vendas, é um ótimo canal para divulgar e consolidar sua marca, se mostrando no mercado de trabalho. E é um ótimo jeito para criar e aumentar seu networking!
 

YouTube

O YouTube é uma Rede Social de plataforma de vídeos. É conectado ao Google, e conta com mais de 1 bilhão de usuários.
É um dos canais mais importantes para conteúdo, visto que muitos pesquisam sobre diversas coisas em sua plataforma por ser mais fácil e prático de consumir.
É uma das Redes Sociais mais diferentes, pois não é possível escrever artigos, textos ou postar fotos para serem curtidas. Porém, mesmo com essa característica específica, ainda é possível divulgar seus produtos através de vídeos de conteúdo, tutoriais e dicas, ajudando a resolver os problemas diários que os profissionais encontram em suas áreas.

E então, que tal investir um pouco de tempo e criatividade nas Redes Sociais?
Texto escrito por Rafaela Viel

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) foi fundado em 2006, com o intuito de gerar maiores oportunidades de desenvolvimento e crescimento para profissionais e empresas. Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar em sala de aula aquilo que fará em sua atividade profissional, utilizando exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com uma ótima qualidade de ensino, material didático próprio feito por nossos professores, e uma vasta experiência de ensino.

Siga o IBDEC em nossas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades! 

Facebook: https://www.facebook.com/ibdec/
Instagram: https://www.instagram.com/ibdeccursos/ ou procure por @ibdeccursos
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/ibdec/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCLfHXSTHJ9LqH09sQlhVDwg
 
Contatos IBDEC: 

(19) 99470-3998
Rafaela Viel

(19) 99140-3422
Luciana Pilon

(19) 3381-0800
cursos@ibdec.net