Com o aumento da competitividade, o avanço da tecnologia, a crescente exigência dos consumidores, entre outros fatores, houve uma mudança no paradigma das empresas exigindo delas uma permanente adaptação a esse novo ambiente.
Diante desse desafio, as organizações devem elaborar um adequado planejamento estratégico que atenda as novas necessidades dos seus clientes, fornecedores, acionistas, bancos e órgãos fiscalizadores, podendo trazer contribuições valiosas para que as decisões tomadas no presente apoiem as consequências geradas no futuro.
É na gestão dessas situações que está a controladoria, cuja missão é otimizar o processo decisório garantindo informações adequadas aos gestores em busca de uma eficácia gerencial, assegurando a continuidade do negócio da empresa. É importante que o controller conheça bem o ramo de atividade da organização, seus objetivos e metas, assim como também ter conhecimentos contábeis e administrativos.
As funções do Controller são: Contabilidade, Fiscal, Financeiro, Custos, Planejamento Tributário, Previsão Orçamentária Anual (Budget), Planejamento Estratégico e Relatórios para tomada de decisões.
O controller deverá elaborar uma análise comparativa entre os resultados e os padrões de controle estabelecidos, observando os desvios, ou seja, a diferença entre os resultados e os padrões. Após a verificação dos desvios, elabora-se uma análise da relevância, a fim de apurar se os desvios comprometem os objetivos da organização.
Nos dias atuais é imprescindível para uma grande organização um serviço contínuo da controladoria, pois é o setor que detém todas as informações gerenciais da empresa. Planejando, organizando, controlando e dirigindo todos os risco e custos, de forma a maximizar o lucro para garantir o sucesso da mesma.
Se você quer estar preparado para atuar na área de Controladoria o IBDEC traz para você uma nova turma do Curso Formação de Controllers iniciando no dia 21 de maio/16. Veja mais informações do curso em nosso site: https://ibdec.net/2014/?p=2534
Fonte – Administradores.com