Atuação em Departamento Pessoal exige preparo

As atividades desenvolvidas pelos profissionais de Departamento Pessoal são inúmeras e exigem um excelente nível de preparo, uma vez que lidam com as questões dos funcionários da empresa. Estar bem informado sobre legislação trabalhista, pagamento de benefícios e sobre rotinas de admissão e desligamento é importante, para evitar conflitos entre a empresa e colaboradores. Para se ter uma ideia da importância disso, de acordo com matéria publicada pelo portal Exame.com, em 1º de junho último, reclamações trabalhistas ocupam o segundo lugar em ações movidas na Justiça brasileira. O levantamento é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Legislação trabalhista, tipos de contrato de trabalho, jornada de trabalho, cálculo de 13º salário e férias, folha de pagamento, preenchimento da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) são alguns dos pontos abordados no programa do curso Práticas de Departamento Pessoal, que tem início no dia 22 de novembro.

Ministrado por Ivan Gilio, graduado em Administração pela Universidade de Mogi das Cruzes. É especialista em Gestão de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho, com experiência de mais de 30 anos em Gestão de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, tendo passado por diversas empresas no Estado de São Paulo. O certificado oferecido aos participantes que concluírem o curso com, ao menos, 75% de presença, é do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC).