Criatividade como competência profissional

A cada dia as empresas tem buscado cada vez mais profissionais criativos, inovadores e antenados. Mas não pense que pessoas criativas já nascem com “mil ideias” na cabeça, o que acontece é que ao longo da vida essa criatividade é estimulada e desenvolvida.

Desenvolvimento da Criatividade

A verdade é que a criatividade sempre foi uma habilidade requerida no mercado de trabalho. Mas de 2015 a 2018 ela subiu da 10ª posição para a 3ª posição para quem está buscando se tornar um profissional de sucesso.

A criatividade deve ser estimulada desde pequeno, e por isso, já estão sendo discutidas medidas para que estes processos criativos sejam integrados na base curricular obrigatória nas escolas, o que requer professores especialistas para que possam conduzir os alunos a descobrir seu lado artístico.

“Temos como premissa que a arte, enquanto objeto do saber, desenvolve nos alunos habilidades perceptivas, capacidade reflexiva e incentiva a formação de uma consciência crítica, não se limitando à auto expressão e à criatividade”, diz Claudio Anjos, diretor-executivo da Fundação Iochpe e do Instituto Arte na Escola.

Outros países já começaram o incentivo a habilidades criativas e artísticas, como é o caso da Argentina, que o cinema começou a ser ensinado nas escolas. No Brasil há projetos realizados na Bahia e em São Paulo, os quais aplicam o ensino de arte e criatividade na rotina dos estudantes.

Mas quais os benefícios que isso pode trazer?

Quando aplicados desde a escola, o conhecimento adquirido no ensino de artes e humanidades ajuda no desenvolvimento de outras habilidades, como as relacionadas à tecnologia.

É importante se abrir para o mundo, obter novos conhecimentos, criar novas ideias e estar sempre produzindo!
Criar algo novo é sempre um desafio nas organizações, mas é importante para abrir o leque de possibilidades existentes em determinada situação. É assim que somos forçados a usar nosso lado criativo e registrar soluções.

 

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) foi fundado em 2006, com o intuito de gerar maiores oportunidades de desenvolvimento e crescimento para profissionais e empresas. Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar em sala de aula aquilo que fará em sua atividade profissional, utilizando exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com uma ótima qualidade de ensino, material didático próprio feito por nossos professores, e uma vasta experiência de ensino.

Siga o IBDEC em nossas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades! 

Facebook: https://www.facebook.com/ibdec/

Instagram: https://www.instagram.com/institutoibdec/ ou procure por @InstitutoIBDEC

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/ibdec/ 

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCLfHXSTHJ9LqH09sQlhVDwg

Contatos IBDEC: 

(19) 99470-3998

Rafaela Viel

(19) 99140-3422

Luciana Pilon

(19) 3381-0800

cursos@ibdec.net