A escassez de mão de obra com a qualificação adequada poderá emperrar a continuação do crescimento do país. A falta de orientação no início da carreira também pode ser um fator da escassez de profissionais qualificados. Muitas vezes, a escolha pela área de atuação se dá quando ainda somos muito jovens. A opção quase sempre se dá por critérios como influência ou imposição dos pais, remuneração dos cargos ligados à carreira ou por já atuar em determinada área. Entretanto, ao escolher uma profissão devemos considerar, principalmente, nossas próprias habilidades ou vocação. O sucesso profissional está intimamente ligado à satisfação com que fazemos nosso trabalho.
Mas, independente da área de atuação ser ou não coerente com nossas principais habilidades, a busca pelo conhecimento deve ser constante. Se erramos na primeira oportunidade, precisamos estar aptos a pesquisar e buscar outras alternativas mais adequadas aos nossos anseios e aptidões através de atualizações e reciclagem de conhecimentos – face à rapidez com que novas oportunidades e demandas surgem a cada dia.
Uma boa formação profissional, aliada à constante busca por conhecimentos, facilita a identificação de novas oportunidades de trabalhos, favorecendo o incremento dos salários e gerando mobilidade socioeconômica. Além de desenvolver novas capacidades e moldar os comportamentos rumo à realização pessoal, promove uma melhor participação da pessoa no desenvolvimento socioeconômico e cultural da sociedade.
Enfim, no momento em que sobram vagas de trabalho em quase todas as áreas profissionais a palavra de ordem é “qualificação e re-qualificação”. Fica a dica.

Fonte: Artigonal   |    Autor: Cida Amaral