mulher no mercado de trabalho

Mulher no mercado: Como conciliar trabalho, estudos e ser mãe!

Sabemos que na vida de uma mulher não é fácil conseguir conciliar sua vida profissional com a pessoal e acadêmica. Com tantas funções e compromissos, você pode pensar que não tem tempo pra nada. Mas calma, não é tão complicado assim!

Claro que não existe uma fórmula mágica e nem um modelo padrão para ser seguido, mas cabe a você, mulher, mãe, profissional e estudante, uma maneira de conciliar os diferentes papéis, de acordo com a sua realidade.

O primeiro passo é saber que nem sempre você vai conseguir! Isso é normal, ninguém é perfeito. E é aí que entra o segundo passo, saber se restabelecer. Para isso, a gente vai dar uma ajudinha com algumas dicas de como conciliar tudo. Confira!

Administre o seu tempo

Sabemos que um dia tem 24 horas, mas isso não é o suficiente para fazer tudo, não é?
Desde acordar, tomar café da manhã, levar o filho na escola, cumprir com os compromissos profissionais, estudar, ter tempo para cuidar da casa, e aliás, de si mesma mulher! São muitas as tarefas do dia a dia e, se você não se organizar, a chance das coisas darem errado são muitas!

Por isso, é importante você criar uma rotina viável. Não adianta você querer fazer 20 coisas no seu dia, se você só tiver tempo para 10.

Defina horários

Temos que te dizer que é impossível conseguir fazer tudo sem uma ordem preestabelecida de horários.
Por exemplo, defina um horário para cada coisa diferente. Para acordar, para tomar banho, tomar café, estudar, ir trabalhar, e assim por diante.

Até que tudo esteja sendo feito naturalmente, será necessário esforço constante e muita disciplina.

 

Monte o seu plano de estudos

Montar um plano de estudos faz com que você não sente diante de um monte de papéis ou matérias da internet, e não saiba o que fazer com todas aquelas informações.

Definir o que será estudado em cada dia da semana, em qual horário e por quanto tempo será a sua tarefa. Definido, é importante avisar aos que moram com você para cooperarem, assim você delimita um tempo certo para focar nos seus estudos sem se distrair.

 

É importante saber que, às vezes, as coisas não sairão como o planejado. Para que isso não se torne uma rotina, estabeleça prioridades.

 

Estabeleça prioridades

Temos que estabelecer prioridades dentro das nossas 24 horas diárias. Aqueles compromissos que não podem ser adiados, como trabalhar, podem ajudar na realização de outras tarefas. Ir ao mercado, à academia ou até mesmo ao banco são tarefas que podem ser realizadas antes ou depois do serviço, em uma só viagem!
Algumas mulheres optam por achar uma escola perto de seu trabalho para seu filho. Buscar soluções facilitam sua rotina!

Como mulher, você têm prioridades, então estabeleça uma prioridade para suas coisas também!
As outras tarefas, como as realizadas em sua casa, podem ser distribuídas durante a semana, ou dividida com seu/sua parceiro(a).
 

Esteja presente

Querer fazer tudo de uma só vez acaba sugando muita energia e concentração.

Por isso, a regra mais importante do seu dia a dia é estar presente! Se for hora de estar com os filhos, esteja inteiramente com eles. Se for hora de estar no trabalho, esteja lá. Se for hora de cuida de si mesma, então esteja lá também!

 

A tecnologia é sua aliada

O mundo tecnológico está cada dia mais presente! Use isso a seu favor.

Não estamos falando de um robô para te substituir em algumas tarefas, embora não seja uma má ideia, hen! Não, estamos falando de coisas simples como ferramentas para otimizar seu tempo, aplicativos de tarefas feitas, blocos de notas, despertadores e até mesmo um gravador de áudio (no próprio celular) para gravar aquelas aulas que você não estava prestando tanta atenção.
 

Controle as suas finanças

Com uma vida tão agitada, o que você menos precisa é de um aperto no orçamento!

Existem diversas ferramentas e aplicativos que podem ajudar a distribuir o orçamento para cada setor da sua vida, definindo quanto será gastado em cada um. Assim, se houver um gasto inesperado, você terá tempo para distribuir o que sobrou em outras áreas mais importantes.

 

Tenha sempre uma rede de apoio

Voltando às finanças, se você tiver orçamento sobrando para babás e diaristas, não pense duas vezes!
Aqui estamos falando de ter uma folga nas suas 24 horas. Ter o apoio de pessoas de confiança com seus filhos e/ou com sua casa vai te livrar de algumas tarefas, trazendo uma melhor qualidade de vida para você.

Não esqueça: nada adianta ter sucesso na vida profissional e acadêmica, se a sua vida pessoal não estiver caminhando de acordo. Sua qualidade de vida deve vir antes de qualquer coisa. Seja mãe, seja profissional, seja estudante e seja mulher no seu tempo!
 

Texto escrito por Rafaela Viel

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) foi fundado em 2006, com o intuito de gerar maiores oportunidades de desenvolvimento e crescimento para profissionais e empresas. Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar em sala de aula aquilo que fará em sua atividade profissional, utilizando exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com uma ótima qualidade de ensino, material didático próprio feito por nossos professores, e uma vasta experiência de ensino.

Siga o IBDEC em nossas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades!

Facebook: https://www.facebook.com/ibdec/

Instagram: https://www.instagram.com/institutoibdec/ ou procure por @InstitutoIBDEC

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/ibdec/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCLfHXSTHJ9LqH09sQlhVDwg
Contatos IBDEC:

(19) 99470-3998
Rafaela Viel

(19) 99140-3422
Luciana Pilon

(19) 3381-0800
cursos@ibdec.net