Um dos maiores clichês em uma entrevistas de emprego, é a pergunta “qual é o seu maior defeito?” uma pergunta simples e comum, que pode deixar um candidato desconcertado. Neste momento, é melhor ser sincero, dando um possível motivo para a empresa não lhe contratar, ou tentar fugir de uma resposta direta?
Veja abaixo como um candidato deve (e não deve) responder essa pergunta perturbadora!

Como o candidato a vaga deve responder a essa pergunta?

Ele deve ser sincero! Bons profissionais sabem reconhecer os seus pontos a desenvolver e criam planos de ação para melhorarem suas principais competências.
O importante na hora da entrevista é avaliar a relevância de seu defeito para que, caso seja um ponto crítico para a área, detalhar também as medidas para a correção destes pontos de desenvolvimento e citar exemplos de melhorias.
É interessante que o candidato faça uma pesquisa profunda sobre a empresa e a posição em questão, pois suas respostas podem afastar ou aproximar você da oportunidade.

Qual é a pior maneira de responder esta pergunta?

A utilização dos clichês! Citar ser perfeccionista, ansioso ou trabalhar demais, por exemplo, são alguns dos pontos que muitas vezes são citados e que realmente não são considerados pelos recrutadores como defeitos. Outra forma ruim é não conseguir dar resposta alguma, afinal, todos temos pontos a serem desenvolvidos.