Estar sempre muito bem informado é essencial pois a velocidade de transformação do mercado de trabalho exige que os profissionais também transformem-se rapidamente e atendam as necessidades do mercado. Por este motivo sua reinvenção profissional é necessária para crescer no mercado de trabalho.
As pessoas muitas vezes não conseguem encontrar emprego ou até mesmo uma promoção no emprego atual, porém é preciso lembrar que o mercado é instável e as pessoas precisar estar sempre muito bem atualizadas, acompanhando as noticias, sabendo sobre a economia do segmento no qual você trabalha, etc.
Pensando nisso nós do IBDEC selecionamos algumas dicas para ajudar na sua reinvenção profissional:
1 – Pesquise o que o seu segmento procura de “diferente”. Antes de tentar qualquer especialização sobre um certo assunto, procure saber se o mercado em que você pertence valoriza o curso ou especialização que você está pensando em fazer. A intenção é andar para frente e não trás.
2 – Participe de congressos, palestras e outros eventos selecionados a sua área. Participar desses eventos é importante não só para ficar por dentro das ultimas novidades de seu segmento, mas principalmente para ampliar sua rede de relacionamento, fazer seu networking. Se possível leve cartões para distribuir.
3 – Faça cursos para aprimoramento e atualização. Um profissional atualizado está muito a frente do que um profissional que concluiu sua graduação e parou no tempo. É preciso ter visão de mercado e olhar para diversas áreas de seu segmento.
4 – Aprenda outros idiomas. Nos tempos de hoje o segundo idioma não é mais um diferencial e sim uma necessidade. Por isso aprender outro idioma pode contar muito na hora daquela promoção ou troca de emprego.
5 – Assine revistas ou jornais sobre o segmento em que você atua. É preciso acompanhar oque está acontecendo em seu segmento e também sobre a economia para antecipar futuras consequências.
E… Rumo ao sucesso!