Uma carreira de sucesso é tem como um de seus pilares mais importantes o networking. Uma ampla e eficiente rede de contatos é fundamental porque gera oportunidades e cria vínculos extremamente qualificados para os mais variados fins (fechar negócios, conseguir trabalho, contratar fornecedores etc.). A grande questão, no entanto, é: como construir sua própria rede de networking?
Pensando em você e nos benefícios que o networking pode causar em sua vida profissional e até pessoal, o IBDEC preparou esta publicação para auxiliar nesta tarefa simples e eficaz, principalmente neste atual momento de crise.
– Quem está ao seu lado na sala de aula também pode vir a cruzar sua trajetória profissional. Um colega de curso, workshop ou alguma palestra pode acabar virando seu colega de trabalho, seu chefe ou integrar uma equipe da qual você é gestor. Por isso, as estas atividades que você participa também podem ser locais de fazer um bom networking.
– Um bom contato pode vir de qualquer lugar – As opções de contato podem ser colegas de trabalho, clientes, fornecedores, ex-empregadores, familiares, amigos e parceiros de estudo.
– Dê atenção à sua rede – Um erro comum é preocupar-se ativamente com seus contatos apenas no momento em que a necessidade surge. Aproveite os momentos em que as coisas caminham bem para desenvolver relacionamentos e cultivá-los.
– Encontre sua turma – O profissional não conhece ninguém na área em que gostaria de atuar deve começar a frequentar locais e eventos cujo tema é de seu interesse como palestras, cursos, seminários e workshops.
– Qualidade é melhor que quantidade – Não é a quantidade de pessoas que você conhece que fará da sua uma boa rede de relacionamentos, mas sim a qualidade deles.
– Valorize seu passe – Cuide-se para ser uma pessoa interessante e isso inclui ler, ir ao teatro, cinema, estar bem-informado e atualizado.
– Todos precisam de networking – Ter uma conexão não serve somente para executivos de altos escalões. Diferente do que acredita a maioria das pessoas, este é um meio eficiente, para profissionais de qualquer nível hierárquico conseguir oportunidades de emprego.
– Marque presença – Mantenha as pessoas de sua rede de contatos atualizada com suas mudanças de endereços, telefones, empregos ou atividades.
– Comece a fazer networking agora – É necessário planejar e começar o networking o quanto antes, para se obter bons resultados. O tempo e a estratégia são aliados do profissional e investidor que tem foco na sua carreira.
– Esteja aberto aos seus contatos – O networking não diz respeito apenas ao acúmulo de contatos. As conexões são a busca e a manutenção de relacionamentos que trazem benefícios mútuos, não sendo, portanto, uma via de mão única.
– Troca de experiências – A conexão permite a “troca” de experiências entre profissionais. Por isso, o ambiente de sala de aula na pós-graduação, onde se tem contato com pessoas já inseridas no mercado, pode render bons frutos.
Se você deseja praticar essas dicas em sala de aula e começar um curso de especialização sem sua área ainda tem tempo de se matricular em nossos cursos.
Faça sua inscrição diretamente em nosso site: www.ibdec.net. Conheça também nossos projetos sociais e palestras gratuitas.