Diferente dos modelos pedagógicos que focam no público infantil, a Andragogia é um método de aprendizado voltado exclusivamente para adultos. Sua técnica leva em consideração todos os aspectos psicológicos, biológicos e sociais do aluno e pode ser aplicada em diferentes grupos culturais. Nela, a teoria é substituída pelos três pilares em que a prática está baseada: a participação dos alunos, a flexibilidade e o processo em si. Aspectos que, por sua vez, garantem a melhor absorção do conteúdo lecionado.
Na Andragogia, o professor assume o papel de facilitador e até amigo, fazendo a ponte entre a teoria e os estudantes. Apoiado no diálogo, o método exige uma relação horizontal, direta, com respeito, colaboração e confiança entre ambas as partes. Esta prática procura deixar o aluno à vontade para se sentir seguro e confiante na hora de estudar. A técnica preza pelo conforto e pela informalidade durante a aula, contando ainda com a participação ativa do estudante para atender às suas necessidades específicas.
Com cursos relacionados à área de gestão empresarial, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) foi fundado com base na Andragogia. “Para tornar a aprendizagem ainda mais efetiva, nossos professores buscam relacionar experiências reais dos alunos com aplicações imediatas da teoria, além de serem altamente qualificados e estarem inseridos no mercado de trabalho”, explica Luciana Pilon, gerente de negócios do IBDEC. Atualmente, já são mais de 15 mil alunos formados em áreas como gestão financeira, departamento fiscal, departamento pessoal, gestão de pessoas, comércio exterior e marketing e vendas.
E você, já pensou que a Andragogia também pode auxiliar no seu aprendizado? Conheça os cursos do IBDEC descubra como impulsionar o seu desenvolvimento profissional.
Acesse: https://ibdec.net