Seleção de pessoas é o processo pelo qual uma organização escolhe, de uma lista de candidatos, a pessoa que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível, considerando os atuais candidatos do mercado.
Uma das ferramentas utilizadas no processo de seleção é a dinâmica em grupo. A partir do momento que se tem três ou mais pessoas se comunicando e trocando informações podemos dizer que elas estão se movimentando, aprendendo, e se há uma interação há a dinâmica. A dinâmica de um grupo é o seu movimento, e a vida deste grupo é a inter-relação entre os participantes. Cada competência referente a vaga, pode ser avaliada de acordo com dinâmicas diferentes. O importante é que fique claro, todas as regras de como ela irá acontecer. É como um jogo: a partir de uma atividade proposta, são estabelecidos objetivos e regras, cabendo a cada participante utilizar suas habilidades pessoais para chegar ao objetivo. Nesse caso, a oportunidade de emprego.
Algumas empresas utilizam essa atividade para saber como é o candidato antes mesmo dele iniciar essa etapa do processo seletivo. A secretária que lhe recepciona pode ser na verdade uma psicóloga. O selecionador atrasa alguns minutos, enquanto ela se encarrega de observar sua reação diante do imprevisto. Pessoas que olham constantemente no relógio ou que reclamam em voz alta demonstram impaciência e falta de jogo de cintura. O que é analisado: paciência, flexibilidade e capacidade de lidar com o imprevisto. Dica: Por mais que você esteja nervoso com o atraso do selecionador, evite olhar demais no relógio ou criticar a qualidade da empresa com o companheiro do lado. Dependendo do perfil do cargo, essa atitude pode lhe desclassificar do processo. Afinal é importante avaliar o candidato desde a sua chegada, antes mesmo de adentrar nas dependências da empresa.
Fonte: material extraído da apostila do curso de Recrutamento e Seleção (Carla César)
Que tal aprender mais sobre os processos de Recrutamento e Seleção?
Venha participar do curso Noções de ReS do IBDEC e aprenda na prática:
ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO
– Alinhamento de perfil;
– Fontes de recrutamento;
– Análise de currículo.
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
– Entrevista: individuais ou em grupo;
– Testes de conhecimento;
– Provas situacionais;
– Dinâmica.
PROCESSO FINAL
– Laudos/Pareceres;
– Retorno.
Mais informações e inscrição – https://ibdec.net/2014/course/recrutamento-e-selecao-2