Nós estamos acostumados a ouvir a opinião de diferentes pessoas (colegas, chefes, familiares, cônjuge, amigos) sobre nossas escolhas e condutas. Porém, quando esses pareceres não são positivos, nem sempre reagimos de maneira correta. Em geral, sofremos ao receber críticas. Isso porque, mesmo querendo aprender e evoluir, também desejamos ser aceitos pelos outros da maneira que somos. No ambiente profissional, que, muitas vezes, envolve competição e disputa, a avaliação desfavorável pode pesar ainda mais.
No entanto, o que os especialistas garantem é que o feedback, quando bem realizado, é uma valiosa ferramenta de comunicação. Mesmo quando vem carregado de críticas negativas. É preciso encará-lo como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e até de fortalecer vínculos. O feedback, mesmo que negativo, não deve ser visto como algo desfavorável para quem o recebe. A idéia é dar um retorno ao profissional sobre o impacto das ações dele no trabalho. A conversa tem o objetivo de lhe ajudar a crescer.
Diante de uma avaliação ruim, algumas atitudes precisam ser evitadas ao máximo, como negar a crítica, exaltar-se, desabar em lágrimas, acusar outra pessoa ou distorcer a informação para pior, julgando-se incompetente para aquele trabalho. Quem escuta está sempre tomado por uma carga emocional grande. Afinal, quanto mais nos dedicamos a um trabalho, mais precioso e perfeito nos parece aquilo que desenvolvemos. Por isso, críticas, ainda que construtivas, são difíceis de receber.
Comportamentos inadequados não só podem fazer com que o chefe enxergue imaturidade e descontrole emocional em você, como invalidam totalmente a oportunidade de aprendizado. Veja algumas dicas para lhe ajudar a superar este feedback e como aproveitá-lo de forma positiva. A idéia é que você tire proveito da conversa, argumentando da forma certa, para não colocar em risco a sua imagem profissional.
1. Respire fundo e escute tudo atentamente
Enquanto o chefe estiver falando, não interfira, ou seja, nada de tentar se defender a cada comentário. Escutar tudo com atenção vai ser importante para assimilar o que está sendo passado e para ter uma base a ser utilizada na sua argumentação.
2. Peça exemplos
Quando perceber que o chefe terminou a avaliação, é o momento de você iniciar uma conversa produtiva. Um bom feedback é amparado por fatos e dados e não por julgamentos genéricos, tais como: “Você é sempre desorganizado” ou “você nunca é pró-ativo”. Para fugir de mensagens pouco claras, tente questionar o gestor sobre a tarefa ou o acontecimento específico que o fez chegar àquela conclusão.
3. Argumente
Uma vez esclarecido o ponto de vista do chefe, pense se vale à pena justificar algum comportamento, para mudar a impressão que deixou do seu trabalho. “Se for um erro grave, é preciso pedir desculpas. Caso discorde, faça a sua defesa amparada em fatos objetivos. Também é interessante apontar para o gestor o que de bom você tem feito no trabalho e que ele, porventura, possa não ter percebido. Juntos, os dois devem pensar em formas de melhorar. Por isso, o momento pode ser aproveitado, ainda, para pedir sugestões de como agir diferente e, assim, alcançar melhores resultados.
4. Agradeça e reflita
Ao fim da conversa, agradeça e diga que irá pensar no que foi falado. E cumpra o prometido. Faça uma reflexão sobre o feedback e filtre apenas as informações que podem ser úteis para o seu aprimoramento. Se ainda não estiver contente com a avaliação, converse com outras pessoas para descobrir se elas têm a mesma impressão de você. Se tiver apoio, você pode até questionar o feedback. Por outro lado, se os colegas concordarem com o seu chefe, o melhor é aproveitar a deixa e tentar se aperfeiçoar.