TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO – PORQUE TER?

Você sabe o que significa ter um planejamento de Treinamento e Desenvolvimento?

O planejamento de Treinamento e Desenvolvimento tem como objetivo o aumento de produtividade,  eficiência das tarefas, elevação do nível de qualidade e diminuição da margem de erros. Tudo isso por meio de incentivos e otimização de habilidades de determinados cargos ou ações.

Essa ferramenta é fundamental para que o profissional cresça e esteja pronto para assumir uma nova posição na empresa, seja em outro cargo, ou no seu próprio. A ideia é que o profissional sinta mais satisfação ao realizar suas tarefas, enquanto a qualidade do serviço também aumenta!

Isso quer dizer que ….?

Quer dizer que esse planejamento tem como função aumentar o conhecimento do colaborador, para que ele esteja mais apto para seu cargo, trazendo mais qualidade,  satisfação profissional e pessoal!

 

O mercado de trabalho vive em constante mudança, e está sempre à procura de aperfeiçoamento. Por essa razão, um plano de Treinamento de Desenvolvimento é indispensável para sua vida.

Com o mundo empresarial cada vez mais competitivo, as empresas buscam investir em profissionais qualificados, que possam colaborar positivamente com sua organização.

 

 


Então vamos à pergunta mais importante:

Qual a diferença entre Treinamento e Desenvolvimento??

Treinamento

É nessa parte que a eficiência e a produtividade são trabalhadas!

O Treinamento de pessoas é o processo de capacitar o colaborador para seu cargo.
Ao se sentir pronto e apto, o profissional acaba produzindo sentimentos de motivação, pro atividade e criatividade!
É algo momentâneo, de curto prazo, feito essencialmente para aquela situação. Ao preparar o profissional com as habilidades necessárias, ele deve estar preparado para suas responsabilidades e para desenvolver seu cargo o mais rápido possível, evitando erros, baixa produção e acidentes de trabalho.

Há vários métodos de como desenvolver um treinamento, dentre eles podemos citar:

  • Palestras
  • Treinamento presencial
  • Treinamento à distância
  • Seminários

Como também:

  • Livros
  • Vídeos
  • Artigos
  • Comunicação com outras pessoas

 

Desenvolvimento

É a parte que busca a desenvoltura e planejamento.
Tem como objetivo a geração de novas habilidades ou o aprimoramento das já existentes.
Também traz a produção de motivação e produtividade, porém o prazo de retorno desse é mais longo, precisando de mais tempo para adquirir conhecimento e estar pronto para desenvolver suas responsabilidades.

Alguns exemplos de Desenvolvimento são: cursos voltados para uma área específica, palestras e Workshops voltados para as competências dessa área.

Exemplo: Sua empresa possui uma equipe de RH, portanto você deve buscar meios para que eles se desenvolvam a estarem sempre melhorando cada vez mais sua conduta e produtividade. Garantindo o melhor desempenho possível!

 

Quais os benefícios que esse planejamento pode trazer?

Aumento de Qualidade e Produtividade

Com a satisfação e o conhecimento que foi gerado, os colaboradores se sentem mais motivados, por isso, grandes ideias podem surgir!

Diminuição de erros

Com profissionais capacitados e qualificados, a margem de erro na produção irá diminuir drasticamente. Pois seus colaboradores estarão aptos e preparados para desenvolver suas habilidades.

Destaque no Mercado

Já pensou o que pessoas motivadas podem acarretar em sua empresa?
Como já dissemos, a motivação alavanca a produtividade e a inovação. Ou seja, se sua empresa se destacar no mercado de trabalho por ser uma das mais motivadas, você estará em total superioridade a seus concorrentes!

 

Gostou dessa matéria? 
Aproveita e dá uma olhadinha em nosso curso de Noções de Treinamento e Desenvolvimento!
Acontecerá no dia 10 de Novembro, pode ser sua oportunidade de elaborar um ótimo planejamento para sua empresa!
Link para mais informações: http://ibdec.net/2014/course/treinamento-desenvolvimento

 

Texto escrito por Rafaela Viel