Como já disse em um artigo anterior, os livros são nossos maiores mentores!
Todos os livros citados são de leitura para reflexão e muito aprendizado. No entanto, são curtos e acessíveis, entre 150 e 300 páginas. Boa leitura! ;)
1) A Estratégia do Oceano Azul (W. Chan Kim e Reneé Mauborgne): É um livro que fala muito sobre vantagem competitiva e usa cases como a Starbucks e Cirque du Soleil, empresas de sucesso que reinventaram seu negócio.
2) O monge e o executivo (James C. Hunter): Conta uma história sobre um executivo de sucesso que deixou sua carreira para tornar-se um monge. Fala sobre liderança e como tornar-se uma pessoa melhor. Fantástico!
3) A arte da guerra (Sun Tzu): Tratado militar escrito durante o século IV a.C. Muitos dos ensinamentos da Guerra podem ser usados para a competição das empresas no mundo contemporâneo. Apesar de ser antigo, o livro é espantosamente atual.
4) A hora da verdade (Jan Carlzon): O autor mostra como conseguiu tirar sua empresa de uma das maiores crises que presenciou. Mostra alternativas de liderança, dando mais autonomia aos colaboradores que lidavam diretamente com os clientes.
5) O Livro Negro do Empreendedor (Fernando Trias de Bes): Dizem que, melhor do que aprender com os próprios erros é aprender com o erro dos outros. Partindo desse princípio esse livro traz cases de insucesso de empresas. Proporciona um aprendizado intensivo e marcante.