O novo perfil do profissional de Contabilidade

O professor Daniel Fernando da Silva nos cedeu uma entrevista relacionada ao mercado de contabilidade, que está crescendo cada vez mais. Ele nos contou que o Contador tem que estar preparado para o mercado atual, que sofre grandes mudanças a todo momento devido à globalização. “A existência de contadores em empresas, desde pequeno até de grande porte, é essencial em um mercado competitivo e exigente.”
Portanto, os novos profissionais têm que saber lidar com a complexidade dos negócios e estar sempre atualizado.Como em todas as profissões, é necessário estar sempre atualizado, pois o mercado está carente de profissionais dinâmicos, autodidatas e que preocupam-se em se aprimorar constantemente.
O professor Daniel também ressalta que o que se espera do profissional de contabilidade é que ele tenha conhecimentos em informática, línguas e, principalmente, profundo conhecimento técnico contábil, adquirido na faculdade, em livros e cursos extracurriculares,como o curso Práticas de Contabilidade do IBDEC. Além disso, é importante citar as competências comportamentais imprescindíveis para um profissional, como autocontrole, inteligência emocional, capacidade de lidar com críticas e momentos de crise e capacidade de liderança.

Áreas de atuação:

A área de contabiliade oferece inúmeras oportunidades no atual cenário empresarial é, uma vez que necessita de profissionais atuantes nos níveis operacionais, táticos e estratégicos das organizações. Tendo isso em vista, segue a lista de atribuições normatizadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, através da Resolução CFC nº. 560/83:
Contador, Auditor, Perícia Contábil e analista financeiro.Além das áreas supracitadas há outros mercados a serem explorados, que surgem devido às mudanças constantes ligadas à tecnologia e globalização que impactam o campo de atuação do contador: Consultor, Investigador de Fraudes Contábeis, Auditoria ambiental, Contabilidade Ecológica, Contabilidade Estratégica, Contabilidade Internacional, Contabilidade Aplicada à Logística, Contabilidade Atuarial, Ensino (Professor) e Pesquisa.

Perspectivas do mercado de trabalho:
Cerca de 140 países seguirão os mesmo padrões contábeis devido à adoção de um novo padrão internacional de normas contábeis, as IFRS, sigla inglesa para “International Financial Reporting Standards”, também conhecidas como “As Normas Internacionais de Contabilidade”. Essas normas são obrigatórias para os países que a adotaram.