É muito comum ouvirmos as pessoas comentando que vão começar a fazer exercícios, cuidar da alimentação, começar a estudar… Entre tantos planos são poucos os que realmente se tornam prática e permanecem. Segundo o psicólogo Miguel Lucas, “a zona de conforto não é um espaço físico, é um modo de vida, que faz com que se evite qualquer coisa que possa ser doloroso ou que possamos perspectivar esforço acrescido”.

Quando lidamos com processos dolorosos ou que nos fazem encarar situações onde é preciso passar por adaptação, o nosso organismo reage, desencadeando ansiedade e estresse. Passar por momentos como este exigem muito autoconhecimento e confiança, além de coragem. Não é fácil criar forças para largar um emprego fixo para abrir o próprio negócio ou terminar um relacionamento longo que já não está bem, mesmo sabendo os inúmeros benefícios que este final trará. A forma como lidamos com os problemas é que definem o rumo das nossas vidas.

Basicamente, para manter a motivação é necessário partir para a ação, colocando objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais e traçar atividades para serem colocadas em prática. Alguns especialistas falam que é preciso em torno de 21 dias para o cérebro processar novos hábitos, outros afirmam que são 49 dias e o psicólogo Jeremy Dean, autor do livro “Porque fazemos o que fazemos”, após alguns estudos afirma que a média são 66 dias. O que realmente importa é ter consciência da sua capacidade e tentar, mesmo que sejam muitos dias porque muitas vezes o caminho pode trazer tanta satisfação quanto o resultado final.

Se você está lendo este texto provavelmente algo está incomodando e no fundo deseja mudar. Para ajudar abaixo vão algumas dicas para que você consiga colocar em prática para sair da sua zona de conforto.

1. Desafie-se diariamente

Todo o dia tente algo novo, por mais bobo que seja. Pode ser resistir à tentação de comer um doce ou correr na esteira da academia numa velocidade maior ou finalizar aquela tarefa que você está postergando faz meses… A sensação de superação é uma injeção de motivação.

2. Coloque data para alcançar os objetivos

Quando desejamos que algo realmente aconteça, precisamos colocar uma data para finalizar, porque sem isso o objetivo fica perdido no tempo e as chances de não ocorrer são altíssimas. É o famoso “empurrar com a barriga”. Ao colocar a data, mesmo que não atinja no tempo esperado você não estará mais postergando, e sim, adiando. E assim, ao definir uma nova data poderá refletir o porquê de não ter conseguido completar na data estipulada.

3. Trabalhe sempre com um plano “B”

Dedicamos a maior parte do nosso tempo e esforço para os nossos planos “A” e isso é muito arriscado. Quando ele não dá certo, ter o plano “B” nos dá suporte para uma transição em segurança, evitando a ansiedade e o estresse.

E profissionalmente?
Este texto não se aplica diretamente ao assunto carreira, entretanto, se formos pensar que o reflexo do nosso comportamento pessoal afeta diretamente a nossa vida profissional, estamos falando em desenvolvimento de carreira também. Inclusive muitas empresas têm mudado o olhar para o capital humano e valorizado atividades que promovem bem estar e qualidade de vida para potencializar o desempenho dos colaboradores no trabalho.

Ao colocar em prática estas dicas, estará fomentando sua carreira, tornando-se um profissional de alto desempenho e com um olhar diferente sobre os desafios e da pressão do dia a dia.

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) é uma escola de cursos livres fundada em 2006 e que já formou mais de 17 mil alunos. Acreditamos que a Educação é a melhor ferramenta para garantir o pleno desenvolvimento dos indivíduos e instituições.

Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar nas aulas aquilo que fará em sua atividade profissional, através de exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com material didático próprio elaborado e revisado por profissionais experientes, com sólida formação acadêmica e conhecimento de mercado, proporcionando aos nossos alunos o contato com o que existe de mais atual e real em sua área.

Conteúdo de rh.com.br