Um erro comum nas empresas brasileiras é a sobrecarga da equipe.

Em tempos de Pandemia foi necessário reduzir a equipe assim como outros custos, mas lembre-se que redistribuir as tarefas entre os que ficaram pode geram insatisfação na equipe.

Apesar do momento delicado da economia é preciso muito bom senso, pois quando os profissionais possuem mais tarefas do que conseguem realizar, aumentam as chances de erros humanos e de outros atritos que comprometem a produtividade. Inclusive doenças causadas por estresse e que geram faltas no trabalho.

Algumas alternativas para lidar com a situação é investir em treinamentos adequados no caso de colaboradores que irão assumir novas funções, dessa forma a confiança para desempenho delas aumenta, e temos que concordar que preparação é tudo.

É possível contratar profissionais iniciantes no mercado, estagiários e menores aprendizes, com salários menores, mas compatíveis, que com uma boa integração, um bom treinamento e boa gestão, poderão assumir algumas funções da empresa.

A regra é simples funcionários desmotivados geram baixo desempenho das funções e podem abandonar a equipe a qualquer momento, seja sensato e busque o equilíbrio, saiba valorizar aqueles que ficaram ao seu lado nos momentos difíceis.

Texto escrito por Michele Marques Bispo