A palavra do momento é empreender, mas a pergunta que eu faço é por onde começar?

Antigamente, as pessoas iniciavam um negócio sem saber muito bem que estavam fazendo, era muito comum que uma loja tivesse a função de papelaria, armazém, armarinho entre outros, atendendo as necessidades do bairro ou da região.

Atualmente, o empreendedorismo ganhou novo formato e cresceu em dimensão.  Abrir o seu próprio negócio não é mais algo simples, requer muito planejamento, atitude e, sobretudo, coragem!

Não quero te desanimar, muito pelo contrário! Pense em tudo que passamos desde 2020, todas as empresas estavam planejando o ano com muitas metas e sonhos a serem alcançados, mas foi necessário mudar as estratégias, puxar o freio e encarar a pandemia global. Foi necessário se reinventar para seguir em frente, em meio a um cenário tão desafiador.

Se você tem como meta se tornar um empreendedor, estude muito, foque no seu projeto, arregace as mangas e siga nossas dicas:

Encontre o seu diferencial
Parece difícil, mas foque naquilo que só você sabe fazer, as vezes parece impossível abrir um negócio único, mas pense em quantos modelos de negócios foram reinventados nos últimos tempos, hamburguerias, lojas de açaí, barbearias entre outras.

Faça a reflexão de como lidar com a concorrência? Por que o cliente deve comprar na sua loja e não na do vizinho?

Através dessas reflexões você melhora sua comunicação com o público.

Cuidado com os modismos
Cuidado com modismo, muitas vezes um produto vira a febre do momento entre os consumidores, mas a partir do momento que surgem diversas lojas do mesmo, quase todas fecham, as pessoas perdem o interesse do lançamento.

Isso não significa que ousar não seja importante, alguns lançamentos são grandes negócios, no entanto é necessário não agir por impulso visando somente o momento presente do mercado (sem uma análise e projeções futuras), a chance de entrarmos em uma furada é grande.

Estude. Estude muito!
As pessoas têm uma mentalidade equivocada sobre o estudo, todos os empreendedores de sucesso estudam muito em sua jornada, e o aprendizado deve ser constante.

Vivemos num mundo absolutamente instável e em constante transformação, o empreendedor de hoje em dia precisa estar antenado com as mudanças, ampliando suas habilidades e conhecimentos. Fique esperto para não ficar pra trás!

Tenha claro para você os seus objetivos.
Todas as grandes empresas têm muito bem definidos os seguintes pontos:

  • Propósito – Visão – Valores

Tenha claro para você o que é a sua empresa, os seus valores e suas metas, como agir? Como se planejar? Como contornar as adversidades?

Absorve que não são meros textos, são informações relevantes que servirão como norte para todas as suas ações.

Qualidade!
Parece óbvio, né? No entanto, muitos empreendedores deixam a desejar nesse quesito.

Ouça os seus clientes! Eles são a razão e o objetivo da existência do seu negócio. Por isso, esteja aberto às críticas e não as encare como um ataque pessoal, mas sim como um aprendizado. Os erros são oportunidades para que a gente cresça e melhore!!!

Espero que essas dicas sejam muito úteis para você e para o seu negócio. Sucesso!!!

Beijos da Mih.