Para aqueles que estão em busca de uma vaga de emprego, deixo um conselho, tenham cuidado para não pôr tudo a perder durante a entrevista

Muitos candidatos até estão qualificados para a vaga, mas se sabotam sem nem perceber.
Separei aqui algumas falas que podem prejudicar você durante o processo:

1) “Eu sei que não sou a pessoa mais qualificada, mas…”
Atenção redobrada ao dizer isso, principalmente se você estiver mudando de carreira ou se está disputando uma vaga que está fora de sua zona de conforto.

Ao dizer isso, até poderá demonstrar a ideia de honestidade e humildade de sua parte, mas pode acabar diminuindo seu verdadeiro valor. Portanto, é essencial que você destaque suas experiências, histórias e projetos que participou, demonstrando sua capacidade de se destacar na função.

2) “Não tenho muita experiência com isso, mas…”
Embora esta seja parecida à frase anterior, é bastante comum candidatos fazerem uso dela caso o entrevistador perguntar sobre um conhecimento específico. Por isso, é bom reforçar: evite se desqualificar, mostre que suas experiências e habilidades preparam você para este novo desafio.

3) “É… hum…”
Utilizar termos como “hum” e “é…” podem causar no entrevistador a sensação de não estar muito confiante naquilo que você está compartilhando. Palavras de hesitação podem diminuir seu profissionalismo, fazendo com que o entrevistador questione a maneira que você falaria com os clientes ou partes interessadas.

O nervosismo no momento é algo natural, e esses termos podem escapar. A dica é sempre falar devagar e realizar pausa entre as declarações

4) “O que a sua companhia/empresa faz?”
Ir para uma entrevista sem ao menos realizar uma pesquisa sobre o seu potencial novo emprego é realmente um belo tiro no pé. Além de não saber ao certo como você atenderá às necessidades específicas da empresa, te fará parecer não qualificado para a vaga.

As empresas buscam contratar pessoas que estão entusiasmadas com a função e com o ambiente, e o fato do candidato nem sequer conhecer o básico da empresa, pode demonstrar falta de interesse do mesmo.

5) “Nós…”
Alguns profissionais temem assumir a responsabilidade pelos projetos e iniciativas que seus times realizam em conjunto. Porém, não assumir sua colaboração individual e fazer uso do “nós”, pode corroer sua experiência e qualificação.

Reconheça o seu impacto dentro das atividades que você já realizou em outras empresas, e assim, destaque-as em suas entrevistas com convicção.

Fonte: Forbes