Atualmente a “correria” do dia a dia já se tornou o modo de vida de muitas pessoas, saber como fazer gestão de tempo passa a ser essencial.
A administração incorreta do tempo pode causar frustrações e cansaço excessivo, é necessário gerenciar o tempo disponível.
Em 1748 Benjamin Franklin disse a famosa expressão “tempo é dinheiro”, ele não tinha ideia da popularidade que este conceito adquiriria no futuro e da sua importância para a nossa geração.
O gerenciamento do tempo não é sobre planejar cada segundo do seu dia, mas sim, sobre otimizar as atividades.
⏱️ E como administrar melhor o tempo? Veja algumas dicas:
1 – Crie uma rotina
Um dos principais erros ao estabelecer uma rotina é a repetição de tarefas apenas por causa do hábito de fazê-las. Nesse ciclo os processos se tornam automáticos e é comum que a pessoa continue repetindo ações desnecessárias caso não monte um planejamento do seu tempo.
Organize listas detalhadas das atividades que precisam ser executadas, e calcule o tempo para executá-las.
2- Tenha seu próprio modo de organizar:
Cada indivíduo estabelece a sua organização profissional de maneira singular, fazendo uso das ferramentas que melhor lhe convém ao longo do processo. Algumas pessoas adotam agendas físicas, outras preferem lembretes no celular ou uso de softwares eletrônicos para a tarefa.
Não existe um único modelo para realizar a gestão de tempo, é necessário encontrar aquele que melhor se adeque às suas necessidades.
3- Defina prazos e metas
O ponto mais importante para a gestão de tempo e produtividade é a criação de um cronograma. Com ele, é possível analisar seu tempo de maneira inteligente, determinando metas e prazos de realização.
Defina as prioridades diárias, o Departamento Pessoal, lida com muitas burocracias.
4-Delegue tarefas
Certifique-se que o responsável pela tarefa é a pessoa mais indicada para executá-la. Se cada pessoa se especializar em um processo, fica mais fácil de executá-lo com sucesso e em menos tempo.
Saber delegar as tarefas para as pessoas certas, é descentralizar os processos que não precisam da sua intervenção pontual, garantindo que resultado coletivo seja eficiente.
5- Use tecnologias para melhorar a gestão de tempo e produtividade
Por mais que a inteligência seja um diferencial para alcançar resultados mais produtivos, você pode incluir tecnologias para melhorar a performance.
Com tantas tarefas importantes sendo desenvolvidas, sua empresa corre o risco de sofrer com erros humanos graves sendo cometidos, o que gera um alto índice de retrabalho. Sem contar, a sobrecarga e a falta de tempo para ações mais estratégicas.
Sua empresa poderá automatizar os processos e cuidar da rotina do departamento pessoal de uma forma ágil, prática, eficaz e segura. Além de também assegurar um clima organizacional saudável. Portanto, investir em boa tecnologia ajudará na organização de processos do departamento pessoal e é fundamental para o sucesso de seu empreendimento.
6- Mantenha o foco
Habilidades como manter o foco e saber definir as prioridades são essenciais para evitar o desperdício de tempo e criar um bom fluxo de trabalho.