Separamos algumas dicas de situações que você pode utilizar as dinâmicas, confira:

1. Apresentação
Algumas apresentações podem ser feitas oralmente. Para inserção em grupo, essa apresentação pode ser feita para o colega, que vai passar a informação para o restante da equipe.
Essa dinâmica ajuda a construir um ambiente de descontração e confiança.

2. Integração
São atividades que permitem a análise do comportamento individual e em grupo, especialmente diante de desafios ou sob pressão, como na solução de um problema, por exemplo.
Também ajuda a trabalhar a interação e o diálogo entre as pessoas, levando-as a pensar nas suas atitudes e em como enxergam o outro.

3. No engajamento de funcionários
Algumas dinâmicas específicas podem ser direcionadas para aumentar a motivação dos colaboradores, desenvolvendo diversas habilidades.
Uma das estratégias é o uso dessa ferramenta no processo de integração de novos funcionários, como citamos acima. Ao usar a dinâmica, o RH consegue inserir os colaboradores na cultura da empresa de maneira lúdica e muito mais eficiente do que a apresentação de slides ou a leitura de manuais maçantes.
Com esse trabalho, os profissionais conseguem estabelecer uma melhor relação entre os colegas, incentivando a formação de equipes que podem ser replicadas no ambiente de trabalho.
A estruturação de times coesos ajuda na construção de um bom clima organizacional e favorece o engajamento dos funcionários, afinal, sempre trabalhamos melhor quando lidamos com pessoas com as quais temos um bom relacionamento.

4. Simulação de vendas
Dividem as pessoas em grupos, que devem montar uma estratégia de venda de um produto ou serviço para outro grupo, ou até mesmo para os próprios recrutadores.
Esse tipo de dinâmica ajuda a avaliar, além da capacidade de trabalho em equipe e divisão de tarefas, a capacidade de escuta e de expressar ideias.

5. No aperfeiçoamento de líderes
As dinâmicas de desenvolvimento de liderança estimulam a aplicação de uma abordagem dentro do conceito de hierarquia moderno, horizontal, que valoriza a colaboração, a escuta e a empatia. O novo líder incentiva e inspira funcionários, participando ativamente dos processos internos.
Essas dinâmicas promovem hábitos como: trabalho em equipe, proatividade, autoconfiança, confiança no outro, capacidade de tomar decisões, habilidade de delegar tarefas, inteligência emocional, busca de inovações, pensamento estratégico, entre outros.
Por meio dessas atividades, os participantes conseguem identificar características positivas e pontos a serem trabalhados, direcionando o desenvolvimento para essas questões. Também acumulam experiências para lidar com o outro dentro de uma situação real e que exige uma posição mais acertada, sem tanto espaço para erros como no ambiente proporcionado pelas dinâmicas de grupo.
Um gestor bem preparado consegue lidar melhor com a equipe e trazer resultados positivos para a empresa.

Texto  IBDEC

 

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) foi fundado em 2006, com o intuito de gerar maiores oportunidades de desenvolvimento e crescimento para profissionais e empresas. Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar em sala de aula aquilo que fará em sua atividade profissional, utilizando exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com uma ótima qualidade de ensino, material didático próprio feito por nossos professores, e uma vasta experiência de ensino.