A professora Melissa Ponciano lembra-se do delicioso feijão tropeiro preparado por sua mãe, tradição na sua família o prato leva linguiça calabresa ou fresca, ovo caipira, bacon e outras delícias.

Tradicional da gastronomia mineira, o feijão tropeiro também pode ser visto na mesa dos paulistas e goianos em diversas versões. O nome vem do período colonial, quando o transporte das mais diversas mercadorias era feito por tropas a cavalo ou em lombos de burros. Os homens que guiavam esses animais eram chamados de tropeiros e eles misturavam vários ingredientes que carregavam ou encontravam pelo caminho.

 

Prato simples, fácil de fazer e muito gostoso, veja a receita.

Ingredientes

– 250 gramas de feijão carioca

– 100 gramas de farinha de mandioca grossa ou fina

– 50 gramas de farinha de milho flocada

– 100 gramas de bacon

– 100 gramas de linguiça fresca ou calabresa

– 3 ovos caipira

– 1 colher de sopa de azeite

– 50 gramas de cebola

– 1 folha de louro

– sal a gosto

– 3 dentes de alho

– pimenta do reino a gosto

– cebolinha e salsinha a gosto

– 2 folhas de taioba

– 1 banana da terra

Modo de preparo

Em uma panela, refogue o alho e a cebola no azeite. Acrescente o bacon frito e a linguiça. Em seguida, coloque a farinha de mandioca e a farinha de milho. Depois que as farinhas dourarem, adicione o feijão já cozido. Misture todos os ingredientes.

Coloque as folhas de taioba picadinhas e mexa bem para ela cozinhar junto aos demais ingredientes. Coloque também os três ovos cozidos e cortados em pedaços pequenos. Tempere com cebolinha, salsinha, pimenta do reino e sal a gosto.

Para acompanhar, corte a banana em rodelas e deixe grelhar em uma frigideira com azeite, de ambos os lados.

Melissa Ponciano Possui MBA em Gestão Financeira e Controladoria pela faculdade Metrocamp, Pós Graduada em Administração Hoteleira, e Bacharel em Administração de Empresas. Módulo Internacional – Gestão Européia. Como experiência organizacional compõe seu currículo atuando como Supervisora Financeira, e Gestora de equipe de vendas e de Recursos Humanos. Docente do IBDEC desde 2014.