Listamos aqui alguns bons motivos para você entender e valorizar o papel do planejamento de postagens para as redes sociais.
Calendário de postagens
É necessário estipular a frequência das postagens e promoções de conteúdos. Sabe quando você começa a seguir um perfil e fica uma semana vendo o mesmo post todo dia? Significa que não houve nada de novo nesse tempo.
Versatilidade
Um planejamento eficiente é versátil. Ele se adapta às atualizações do mercado, à linguagem do público-alvo e à identidade da empresa.
Em outras palavras, ele:
– impede que o negócio chegue atrasado nas tendências da web (sabe quando um assunto ou um meme já saturou e aparece aquela marca postando como se fosse algo divertido?;
– gera identificação com as pessoas por meio de expressões, temas do seu dia a dia e formas criativas de divulgar a empresa.
Informações de Valor
Muita gente segue páginas de empresas esperando receber dicas sobre a área de atuação, mas só vê anúncios na timeline. Isso irrita qualquer pessoa.
Uma marca de roupas e acessórios para bebês pode dar dicas de cuidados com os pequenos; uma academia agrega mais valor aos clientes informando tipos de treinos e listando cuidados com a saúde.
Assim, em vez de ser bloqueado pelos seguidores que não aguentam mais a sua autopromoção — além de ser punido pelos algoritmos das redes sociais e perder alcance orgânico —, sua empresa vai virar referência no seu segmento!
Conteúdo estratégico
No planejamento você deve indicar quais os tipos de conteúdo serão produzidos. Lembrando que eles devem ser relevantes para o público, mas também alinhados à identidade da marca.
Isso envolve não só o texto em si, mas o formato (e-mail marketing, post, vídeo etc.), o tom de voz, os termos positivos e negativos, entre outros elementos que compõem os materiais de comunicação.
Você também vai definir os objetivos que a empresa quer alcançar com a atuação nas mídias sociais, como fortalecimento do nome no mercado, lançamento de novos produtos, aumento das vendas etc. Para conseguir isso, os conteúdos produzidos precisam estar de acordo com cada um desses propósitos.
Mensuração de resultados
Não esqueça de definir algumas métricas de marketing digital para medir seus resultados, assim, você não fica no escuro, sem saber se suas ações estão funcionando ou não.
As próprias redes costumam oferecer várias ferramentas legais de medição de desempenho dos seus posts, como alcance orgânico, alcance pago, número de novas curtidas ou novos fãs em determinado tempo, entre outras informações.
Mas fica aqui a dica: fuja das métricas de vaidade!
Conseguir muitas curtidas sem resultado prático, ou seja, sem conversões, pode ser uma métrica de vaidade. Já a quantidade de cliques em anúncios, o número de cadastros, o percentual de contatos obtidos com uma ação, entre outros, costumam ser indicadores de resultados reais.
O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) foi fundado em 2006, com o intuito de gerar maiores oportunidades de desenvolvimento e crescimento para profissionais e empresas. Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar em sala de aula aquilo que fará em sua atividade profissional, utilizando exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com uma ótima qualidade de ensino, material didático próprio feito por nossos professores, e uma vasta experiência de ensino.