Há alguns anos a “high performance” foi sacralizada pelo mundo corporativo e nele, podemos incluir esportes de alto rendimento, show business e tantos outros. E, com ela, pode acreditar, vieram com força total as crenças limitantes.

Com os índices às alturas, para muitos profissionais, a perfomance passou a ser uma tarefa para ironman. Onde, as exigências de sucesso conflitam continuamente com as carências e até pequenas deficiências de formação técnica.

De onde vêm as crenças limitantes

As crenças limitantes são aquelas certezas que nos cerceiam a ação e podem nos acompanhar por toda a vida, se não forem resolvidas.

Essas crenças limitantes, em geral, surgem na infância e na adolescência, quando o indivíduo ainda está em busca de sua afirmação, seus gostos e preferências pessoais, ou seja, está moldando sua personalidade e, por isso mesmo, captando mensagens e sinais de seu ambiente familiar, escolar e círculos de amizade.

Você sabe que isso…

Para entender melhor, convido o leitor a imaginar (ou rever) uma cena comum entre adolescentes.

Vai ter uma festa na escola e um professor muito bacana quer que uma banda formada pelos alunos toque para os pais, diretores, professores e convidados. João, que é o band leader ainda está tentando convencer a família a lhe dar uma guitarra.

E, quanto mais a data se aproxima, maior é a tensão. Os ensaios continuam, mas sempre com uma guitarra emprestada, enquanto todos os outros têm seus próprios instrumentos musicais.

Para não alongar muito essa história , na véspera da festa, João ganha uma guitarra vermelha usada, porque foi o que deu pra comprar e, ao receber de sua mãe, ouve a sentença: “Tudo bem em tocar guitarra, João, mas você jamais ganhará a vida com isso”

Você sabe que isso…

Muitos de nós já ouvimos ou vivenciamos frases parecidas.

Felizmente, nosso amigo John, não deu importância para isso. No dia da festa tocou com sua banda, seu amigo Jorge lhe apresentou a outro guitarrista, o Paul e, o que era para ser uma crença limitante, virou um grande desafio. Pouco tempo depois, eles convidaram o Ringo para tocar bateria e transformaram o mundo, formando The Beatles.

Essa é uma história real e de sucesso, aconteceu em Liverpool, Inglaterra, lá pelos idos de 1957 e a humanidade escuta suas músicas até hoje.

No entanto, para boa parte dos profissionais ouve frases como ” Não tenho conhecimento suficiente”, “Você não nasceu para isso”, “Desse jeito nunca será nada na vida”, “Isso é para homem/mulher”, entre tantas outras.

Para algumas pessoas essas frases se transformam em um grande peso, que eles levarão em suas mentes por muito tempo, como se fosse um mantra sempre repetido ou até mesmo uma lei a ser seguida sem discutir.

É hora de libertar-se

As crenças limitantes ficam “martelando” na cabeça até que a pessoa resolva desistir, mesmo sem tentar ou antes mesmo de começar. E, os pensamentos giram em torno de “não vai adiantar”, “isso não é para mim”, “não vai dar certo” e tantos outros pensamentos negativos.

E a pessoa perde oportunidades de vivenciar novas experiências, conhecer pessoas, mudar de emprego, de área, de viver seus sonhos ou, ao menos, tentar torná-los realidade.

Se o pensamento não muda, a vida não muda. Não é uma ciência exata, mas o que vale para todas as pessoas é que esse é um processo que ocorre de dentro para fora, causado pela busca constante do autoconhecimento.

A peça-chave para o crescimento pessoal e profissional é detectar as crenças que estão impondo barreiras em seu desenvolvimento, aquelas que paralisam as tomadas de decisão, provocam medo e inércia e, fica sempre a sensação de que algo ficou para trás, mal resolvido ou mal aproveitado.

Um último exemplo, o elefante fica amarrado a um pequeno e frágil pedaço de madeira, porque ele acredita mais na corrente do que na força descomunal de suas quatro toneladas.

Liberte-se, cresça e vá ser feliz!!!

Texto  escrito por Betto Alves

É jornalista, publicitário, especialista em Marketing Digital. Experiência em gestão e consultoria de projetos de comunicação offline e digital. Atua como professor na Esamc Campinas, nos cursos de graduação e MBA da instituição, nos eixos de negócios, comunicação e audiovisual. Especialista em desenvolvimento de treinamentos presenciais e em plataformas EAD. Ministrou palestras motivacionais para líderes e colaboradores em várias empresas, com foco Gestão de Pessoas, Marketing Digital, Reprogramação de Hábitos, Gerenciamento de Crise, Maximizar Resultados e Otimizar processos, dentre outras práticas pertinentes ao universo corporativo. Produtor de eventos com foco em Marketing e Empreendedorismo e Marketing Social. Atuação em grandes emissoras de TV locais, e nacionais, como Produtor Executivo, Redator, locutor, Repórter e Apresentador; Editor-Chefe e Diretor de Programas Ao Vivo. Concepção de programação para WebTV. No segmento impresso, atuou como repórter e jornalista. É professor do IBDEC desde de 2018, na área de Marketing Digital.

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) é uma escola de cursos livres fundada em 2006 e que já formou mais de 17 mil alunos. Acreditamos que a Educação é a melhor ferramenta para garantir o pleno desenvolvimento dos indivíduos e instituições.

Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar nas aulas aquilo que fará em sua atividade profissional, através de exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com material didático próprio elaborado e revisado por profissionais experientes, com sólida formação acadêmica e conhecimento de mercado, proporcionando aos nossos alunos o contato com o que existe de mais atual e real em sua área.