Apesar da pandemia da Covid-19 ter evidenciado a delicada situação do mercado de trabalho no País, não é de hoje que as pessoas têm manifestado o desejo de fazer mudanças na vida profissional.

São diversos os motivos pelos quais as pessoas mudam de carreira: falta de perspectiva de crescimento, remuneração insuficiente, quebra de expectativas, altos níveis de estresse, clima organizacional negativo, falta de reconhecimento, cansaço por executar as mesmas atividades por um longo período de tempo e também o desemprego.

A transição de carreira nem sempre é um processo fácil e pode gerar um pouco de apreensão, principalmente para os que estão há mais tempo no mercado de trabalho. Eles se preocupam mais que os jovens com os riscos de uma mudança, segundo consultores em recursos humanos.

Avalie antes de mudar

Antes de tomar essa decisão vale a pena fazer uma intensa reflexão, entender a verdadeira motivação é o primeiro passo. Muitas vezes, o problema pode não estar na carreira atual e, sim, no ambiente de trabalho, na remuneração, falta de reconhecimento ou mesmo na dificuldade de se conseguir uma vaga na área.

Leia mais em nosso texto “Indícios de que é hora de repensar sua carreira”

Decidido em mudar! Então vamos montar um plano de transição de carreira.

Escolha a nova a área de atuação

A profissão ocupa uma parcela significativa da vida, com isso, estar satisfeito com ela é uma condição fundamental para a felicidade.

Estude o mercado

O mercado também é algo que deve ser considerado ao se decidir. Afinal, não basta escolher uma profissão que tenha tudo a ver com você se ela não oferecer boas oportunidades.

A ideia não é focar a decisão em possíveis salários, mas sim nas chances de crescimento e desenvolvimento, pois é isso que irá te motivar a prosseguir e crescer cada vez mais.

Invista na sua capacitação profissional

Procure livros, assista a palestras, faça cursos e busque qualquer outra forma de capacitação que seja relevante para a carreira que você deseja. É possível encontrar muita informação gratuita na internet, mas nada vai substituir o aprendizado que você consegue com profissionais especializados em educação.

Seja flexível

Talvez você tenha que dar alguns passos para trás para mudar de carreira, por isso mudanças menos bruscas, para áreas que você já tem algum conhecimento e/ou experiência podem ser melhores, afinal você não precisará começar do zero.

Agora é colocar as dicas em prática e correr atrás da sua nova oportunidade. Boa sorte!

Texto elaborado pela: Luciana Pilon

Graduada em Administração de Empresas, tem Pós-Graduação em Finanças e Controladoria e MBA em Gestão de Marketing. Vasta experiência na área Financeira escolar e em empresa Multinacional. Atua no IBDEC desde 2008, tendo ocupado posições nas áreas de secretaria, financeira e comercial, atualmente é responsável pela gestão e estratégia da empresa.

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) é uma escola de cursos livres fundada em 2006 e que já formou mais de 17 mil alunos. Acreditamos que a Educação é a melhor ferramenta para garantir o pleno desenvolvimento dos indivíduos e instituições.

Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar nas aulas aquilo que fará em sua atividade profissional, através de exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com material didático próprio elaborado e revisado por profissionais experientes, com sólida formação acadêmica e conhecimento de mercado, proporcionando aos nossos alunos o contato com o que existe de mais atual e real em sua área.