Seja qual for a sua área, se você quiser se destacar como líder, vai precisar desenvolver algumas competências de liderança que as empresas mais procuram.
Como saber se posso ser um líder?
Ao contrário do que muitos pensam, exercemos a liderança todos os dias, em maior ou menor escala, dependendo do perfil de cada indivíduo e da situação em que nos encontramos.
A liderança não representa um cargo, mas, sim, um papel a ser exercido.
Isso faz com que você possa liderar independentemente do seu “status”. Desde o mais simples funcionário até o presidente de uma multinacional, todos têm a capacidade de fazer isso.
A grande questão é: somos líderes ou podemos nos tornar um líder? Com toda certeza é totalmente possível desenvolver a competência liderança.
Todos podem ser líderes. Por isso, se deseja tornar-se um líder trabalhe muito e desenvolva suas competências.
O que são competências de liderança?
Competências de liderança são habilidades que tornam um profissional mais preparado para gerenciar pessoas.
E qual é a diferença entre líder e chefe?
Um chefe é, de fato, alguém que ocupa um cargo de chefia e é responsável por outras pessoas dentro da empresa.
Um líder, no entanto, não necessariamente é alguém que tem cargo de chefia. Independente do seu cargo, o líder consegue motivar e conduzir equipe e colegas para atender às necessidades da empresa. É aquela pessoa que, quando fala, todos ouvem, que é referência em determinados assuntos e que conquista a confiança de todos.
Competências de liderança mais valorizadas pelas empresas
1. Conhecimento
Reconhecer a necessidade do aprendizado. Se você quer adquirir novos conhecimentos, precisará ir atrás de novas informações, seja por meio de livros, treinamentos ou até mesmo tentativa e erro.
2. Comunicação
Se expresse de forma clara e sucintamente para explicar à equipe desde os principais objetivos organizacionais até as tarefas específicas que cada um tem de realizar.
É preciso lembrar que grande parte dessa competência envolve saber ouvir – muitas vezes mais do que falar.
3. Confiança
Se você deseja ser um grande líder, seja na sua família, na sua empresa ou da sua própria vida, passe a agir transmitindo confiança. Ninguém segue uma pessoa que não é confiante.
4. Motivação
Seu papel, como líder, é descobrir o que motiva mais seus funcionários e investir nisso para que eles trabalhem com mais produtividade e paixão.
5. Feedback
Um líder eficiente deve dar feedback todos os dias, seja através de um elogio a uma tarefa bem feita, o retorno de uma solicitação por parte dos colaboradores ou ajustando a rota dos trabalhos.
6. Responsabilidade
Aconteça o que acontecer, o líder tem que assumir a responsabilidade pelos resultados. No momento de sucesso o líder deve parabenizar a equipe por esta conquista, e em um eventual fracasso ele deve instigar a todos a pensarem em possíveis aprendizados com aquela situação.
Texto elaborado pela: Luciana Pilon
Graduada em Administração de Empresas, tem Pós-Graduação em Finanças e Controladoria e MBA em Gestão de Marketing. Vasta experiência na área Financeira escolar e em empresa Multinacional. Atua no IBDEC desde 2008, tendo ocupado posições nas áreas de secretaria, financeira e comercial, atualmente é responsável pela gestão e estratégia da empresa.
O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) é uma escola de cursos livres fundada em 2006 e que já formou mais de 17 mil alunos. Acreditamos que a Educação é a melhor ferramenta para garantir o pleno desenvolvimento dos indivíduos e instituições.
Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar nas aulas aquilo que fará em sua atividade profissional, através de exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com material didático próprio elaborado e revisado por profissionais experientes, com sólida formação acadêmica e conhecimento de mercado, proporcionando aos nossos alunos o contato com o que existe de mais atual e real em sua área.